Negócios

20 empresas mais influentes para o setor e governo do país

As empresas de tecnologia lideram o ranking das mais influentes do país, em um estudo feito pela europeia YouGov entre julho e agosto deste ano


	Google: a empresa mais influente do país, segundo a pesquisa do instituto YouGov
 (Getty Images)

Google: a empresa mais influente do país, segundo a pesquisa do instituto YouGov (Getty Images)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 16h52.

São Paulo – Google é a empresa que mais influencia as decisões do governo brasileiro em relação às diretrizes e ainda serve de principal inspiração para as outras companhias. Apple aparece em segundo lugar, seguida da Microsoft, enquanto o McDonald´s aparece em vigésimo lugar, segundo o estudo Thought Leaders 2012 - As Empresas Mais Influentes do Brasil, feito pelo instituto europeu YouGov.

Entre julho e agosto, o instituto ouviu mais de 200 formadores de opinião no Brasil em quatro grupos de interesse - empresas, governo, mídia e ONGs / Academia – para mostrar o que eles pensam sobre a atuação das companhias no país.

Como resultado, a pesquisa trouxe quais são as melhores companhias de acordo com três critérios: as que influenciam de modo positivo as principais diretrizes sociais e econômicas do seu ramo de atuação; as que se mantêm íntegras em todos os seus aspectos decisórios e as que mais trazem inovações de conceito ou serviço a ponto de mudar as expetativas do consumidor e/ou os padrões da indústria na qual atuam.

Peculiar

O ranking é liderado por empresas de tecnologia, as que mais trazem novidades e mudança de comportamento social com seus produtos e serviços. Porém, ao contrário do que mostrou a pesquisa na Europa e Estados Unidos, Twitter e Amazon são nomes fora do páreo nesses quesitos, segundo a opinião dos brasileiros. 

Das 20 listadas, apenas sete são brasileiras. "Um forte indício de que as companhias nacionais não são tão eficientes em lidar com sua recputação e influenciar seus mercados como suas rivais internacionais", aponta a pesquisa. Nos índices da Europa, EUA e Ásia, a presença de companhias locais foi muito maior, com pelo menos metade do ranking. 

Entre as sete brasileiras, três são estatais - Petrobras, Banco do Brasil e Correios - e uma tem um forte componente estatal (Vale) , afirma a pesquisa. "Trata-se de um fator inédito nas pesquisas realizadas no mundo. Em outros países, a presença de companhias estatis é ínfima", diz o estudo. 

Abaixo, veja a lista completa das 20 empresas mais influentes do país, tanto para o governo como para o mercado:

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

Posição As mais influentes
Google
Apple
Facebook
Microsoft
Petrobras
Nestlé
O Boticário
Sony
Visa
10º Coca-Cola
11º Volkswagen
12º Vale
13º Nike
14º Natura
15º Honda
16º Banco do Brasil
17º Correios
18º Mastercard
19º TAM
20º McDonald´s

Fonte: YouGov

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAppleComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFast foodFranquiasgestao-de-negociosGoogleMcDonald'sMicrosoftRestaurantesTecnologia da informação

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades