São Paulo – O ano de 2014 marcou o recomeço para algumas companhias, que entraram no novo ano com outro comando, seja por crise, aposentadoria ou mudança de estratégia. Confira, a seguir, quais empresas estão com novos presidentes este ano:
Doug McMillon assumirá a presidência do Walmart a partir de 1º de fevereiro, no lugar de Mike Duke, que se aposentará. McMillon terá a missão de dar nova vida a empresa, que enfrenta dificuldades com a desaceleração do crescimento em seu país de origem e nas regiões internacionais.
A Danone Brasil também iniciou o ano sob novo comando. O argentino Mariano Lonzano deixará a presidência de lácteos, para assumir a liderança nas operações na América do Norte, que inclui as subsidiárias dos Estados Unidos e Canadá. Em seu lugar, a empresa escalou o italiano Dario Marchetti, que atua na multinacional há 13 anos e está à frente da operação da companhia na Ucrânia.
A Lloyds, tradicional seguradora comercial inglesa com mais de 300 anos, anunciou, pela primeira vez em sua história, uma mulher para o cargo de chefia. A partir deste mês, a veterana Inga Beale, de 50 anos, será a nova presidente-executiva da seguradora, substituindo Richard Ward, que há oito anos atuou na posição e em julho deixou o posto.
A Kimberly-Clark confirmou no final do ano passado a saída do presidente João Damato. Para ocupar o cargo, o executivo escolhido foi o colombiano Sergio Cruz - que atualmente cuida das operações da empresa no leste europeu. Com a troca em janeiro, Damato terá até março para passar as funções ao seu sucessor.
7/17(Steve Fecht/General Motors/Divulgação via Reuters)
Dan Akerson, comandante global da GM, iniciará sua aposentadoria neste ano após sua esposa ser diagnosticada com câncer. Para ocupar seu lugar, a vice-presidente executiva de desenvolvimento de produtos globais, Mary Barra, foi eleita pelo conselho de administração.
A partir deste ano, quem está à frente da companhia é Laurent Potdevin, ex-gerente da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), uma dos maiores grupos de luxo liderado por Bernard Arnault. Já o conselho administrativo será presidido por Michael Casey, que atuava como diretor. A troca no comando da grife ocorreu meses depois de momentos de tensão na companhia. O problema teve início em meados de março, quando a marca voltada ao mundo esportivo se deparou com um recall de calças para ioga, o que causou um prejuízo de 600 milhões de dólares.
A Coca-Cola anunciou em dezembro alteração na estrutura de liderança. J. Alexander M. Douglas foi escolhido para comandar as operações da Coca-Cola na América do Norte. Paul Mulligan vai tocar as operações de engarrafamento na mesma região. Na América Latina, Brian Smith será responsável pelos negócios da companhia.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também iniciou 2014 sob novo comando. Depois de sete anos na presidência do hospital, José Henrique do Prado Fay completará 65 anos, a idade máxima permitida para um executivo da casa. Quem assumirá o posto será Paulo Vasconcellos Bastian, braço direito de Fay, que já estava sendo preparado para presidir a instituição.
Em agosto, Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, surpreendeu a todos anunciando sua aposentadoria. Até o momento, não há um nome certo para a presidência da companhia, todavia, John Thompson, membro do conselho de administração da Microsoft, afirmou que o anúncio só será feito em 2014.
A Time Warner Cable (TWC), braço de provedor de internet e conteúdo do grupo Time Warner, é uma das companhias que iniciou o ano sob novo comando. Glenn Britt ex-CEO da companhia anunciou que a aposentadoria no fim de 2013. Para ocupar seu posto, a empresa escolheu Robert Marcus.
O comando da Sherwin-Williams, uma das maiores fabricantes de tintas do mundo, mudou com a virada do ano. A companhia anunciou no ano passado que Mark Pitt, até então atual presidente da empresa no país, iria se aposentar. Com isso, Freddy Carrillo é o responsável pela liderança da companhia.
Desde o dia 1º de janeiro, a Sony Eletronics (SEL), divisão da companhia japonesa na área de eletroeletrônicos, está sob novo comando. Trata-se de Michael Fasulo, que substituiu o executivo Phil Molyneux - que está no cargo desde 2010.
Janeiro é um mês de mudança para a Volkswagen, já que Jonathan Browning deixou a companhia por motivos pessoais. A partir deste mês, quem comandará a empresa é Michael Horn.
A divisão farmacêutica da Roche Brasil também entrou em 2014 com novo presidente. O alemão Rolf Hoenger veio substituir Adriano Treve, que ocupava o cargo desde 2008. De acordo com comunicado oficial da companhia, a alteração foi realizada, pois Treve foi comandar a Roche Turquia.
17. Veja, também, 20 empresários que atraíram os holofotes em 2013zoom_out_map
Em artigo especial para a EXAME, a investidora serial em startups Cláudia Rosa argumenta que investidores e founders precisam ser realistas, até porque a IA chegou e já mexeu na zona de conforto de muitos negócios. Tudo isso, claro, sem perder a ousadia
Cuidar das finanças corporativas permitiu a True Classic se livrar da falência e alcançar um recorde histórico de faturamento – hoje ela opera com um planejamento “super meticuloso”