Negócios

'Negociar comacionistas é maisdifícil do que com credores'

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h27.

Leia as demais questões respondidas por Antonio C. Alvarez, sócio da mais conhecida companhia americana de reestruturação:

EXAME - Por que as empresas aéreas de baixo custo têm tantas vantagens?

Antonio C. Alvarez - Quando olhamos o setor, percebemos que o que a grande maioria dos passageiros quer é um serviço de transporte eficiente. O cliente quer que a companhia aérea o leve para onde ele quer ir em um horário razoável e com segurança. Cerca de 80% dos clientes não faz questão de luxo, pelo menos em viagens curtas, que são o principal nicho das empresas de baixo custo.
EXAME - E no caso das empresas internacionais?

Alvarez - A proporção muda um pouco. Não muito, só um pouco. Digamos que, em uma viagem de longa distância, 70% dos clientes não faz questão de luxo. É um percentual apenas um pouco menor do que nas empresas de baixo custo.

EXAME - Luxo, então, é dispensável em transporte aéreo?

Alvarez - Para a grande maioria, sim. Claro, sempre haverá espaço para empresas que operem em nichos específicos. Há algumas companhias, nos Estados Unidos que cobram mil dólares por uma passagem que custa a metade disso em uma empresa de baixo custo. Mas essas empresas têm pequena escala, levam celebridades e artistas de Hollywood, e vendem basicamente sofisticação. Sua intenção não é competir com as empresas tradicionais, que vão continuar com problemas.

EXAME - Qual é a negociação mais difícil em um processo de recuperação de uma empresa?

Alvarez - Costuma ser com os acionistas da empresa, que precisam tomar a decisão de fazer mudanças em algo que foi construído há muito tempo.

EXAME - E os credores?

Alvarez - É uma negociação mais fácil. Muitas vezes, só o fato de você afastar o acionista controlador e trocar os executivos da empresa basta para recuperar o crédito bancário.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Get in the Ring 2025: inscrições abertas para o duelo de startups no ringue

Aço Gerdau está presente na maior rampa de skate do mundo, em Porto Alegre

Quatro empreendedores que provam que um negócio de sucesso pode nascer do fracasso

Tufão Ragasa leva seguradoras chinesas a reforçar prevenção de riscos com tecnologia