Mundo

Zona do euro vê recompra de bônus para Grécia

BCE está disposto a permitir que o país entre em um default temporário para recompra de bônus

Dessa forma, fica descartada uma taxa sobre bancos como solução, disseram fontes da zona do euro (Eric Chan/Wikimedia Commons)

Dessa forma, fica descartada uma taxa sobre bancos como solução, disseram fontes da zona do euro (Eric Chan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 08h37.

Berlim/Bruxelas - O Banco Central Europeu está disposto a permitir que a Grécia entre em default temporário como parte de um plano de recompra de bônus, que busca evitar que a crise de dívida se espalhe. Assim, fica descartada uma taxa sobre bancos como solução, disseram fontes da zona do euro nesta quinta-feira.

A concordância entre Alemanha e França, maiores economias do bloco, é essencial para qualquer acordo.

O acordo entre os dois país ocorre depois de sete horas de conversações na noite da véspera entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Berlim, segundo fontes dos governos. O encontro também envolveu o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.

O ministro das Finanças holandês, Jan Kees de Jager, disse que um default de curto prazo ou um default seletivo, que antes encontrava oposição do BCE, agora é uma possibilidade.

"A demanda para se evitar um default seletivo foi removida", disse ele.

Fontes da zona do euro disseram que uma recompra de bônus grego para ajudar o país a reduzir sua dívida é a opção mais promissora de fazer os investidores privados contribuírem para um novo pacote.

Acompanhe tudo sobre:BCECrise gregaDívida públicaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'