Se amistoso contra um dos times espanhóis for confirmado, será a segunda equipe de peso a jogar no país africano (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2011 às 15h02.
Harare - O Zimbábue quer que Barcelona ou Real Madrid disputem um amistoso no país africano contra a seleção local para impulsionar a indústria do turismo, informou neste sábado o jornal estatal 'Sunday Mail'.
Em declarações publicadas, Givemore Chidzidzi, membro do ministério de turismo do país, garantiu que está negociando com as equipes espanholas para realizar a partida em terras africanas.
Chidzidzi explicou que o presidente da Autoridade do Turismo de Zimbábue (ZTA, em inglês), Karikoga Kaseke, voltou recentemente de uma viagem à Espanha para apoiar a candidatura do país africano para receber, em 2013, a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo (OMT).
No entanto, Chidzidzi explicou que este não foi o único objetivo de Kaseke: 'Estando em Madri, seria uma loucura não falar com o Real Madrid e o Barcelona (sobre um possível amistoso no Zimbábue). Anunciaremos em breve', destacou.
De acordo com o jornal do Zimbábue, o Barcelona teria solicitado US$ 3 milhões, mas, segundo Chidzidzi, o valor diminuiu.
Se o amistoso contra um dos times espanhóis for confirmado, será a segunda equipe de peso a jogar no país africano. No ano passado, a seleção brasileira disputou um amistoso contra a seleção local.
O setor turístico do Zimbábue, que conta em seu território com as cataratas Victoria, importante fonte de renda para o país, se viu afetado pela violência e tensões políticas da última década.
Desde a formação, em fevereiro de 2009, do governo de coalizão, entre o partido do presidente Robert Mugabe, e do até então líder opositor e agora primeiro ministro, o turismo zimbabuano tenta se recuperar lentamente.