Mundo

Zika mostra fracasso do acesso universal à orientação sexual

"A América Latina e o Caribe têm a maior proporção de gravidezes não desejadas do mundo inteiro", enfatizou o responsável da agência de saúde da ONU


	Aedes aegypti: especialista chinês assumiu que o zika tomou todos de surpresa
 (Luis Robayo/AFP)

Aedes aegypti: especialista chinês assumiu que o zika tomou todos de surpresa (Luis Robayo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2016 às 12h05.

Genebra - A epidemia de zika na América Latina demonstrou o fracasso da comunidade internacional de oferecer acesso universal aos serviços de orientação sexual e planejamento familiar, segundo a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

"O zika revelou uma consequência extrema do fracasso de poder oferecer acesso universal aos serviços de orientação sexual e planejamento familiar", afirmou Chan em seu discurso perante a Assembleia Mundial da Saúde, que começou nesta segunda-feira em Genebra.

"A América Latina e o Caribe têm a maior proporção de gravidezes não desejadas do mundo inteiro", enfatizou o responsável da agência de saúde da ONU.

"A confirmação da relação causal entre a infecção (por zika) e a microcefalia transformou o perfil de zika de uma doença quase inócua a uma que tem um diagnóstico devastador para as mulheres grávidas e em uma ameaça para a saúde mundial", sustentou Chan.

O especialista chinês assumiu que o zika tomou todos de surpresa "sem uma vacina e sem um teste de diagnóstico confiável", e lamentou que a OMS só possa "dar conselhos".

"Para proteger mulheres em idade de gestação o único que podemos oferecer são conselhos. Evitar a picada de um mosquito. Adiar a gravidez. Não viajar para áreas com transmissão local", lembrou.

Chan lamentou o fracasso das políticas de planejamento familiar, mas também denunciou que o ressurgimento de doenças transmitidas por um vetor -neste caso o mosquito Aedes Aegypti- se deve também ao "fracasso" das políticas de luta contra este inseto.

"Antes de tudo, a expansão de zika, o ressurgimento da dengue, e a ameaça crescente da chicungunha são o preço a pagar pela fracassada política de ter abandonado a luta contra o mosquito nos anos 70", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:DoençasOMS (Organização Mundial da Saúde)ONUZika

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado