Mundo

Zeppelins podem ser usados para transportar Caterpillars

Fabricantes dizem que estão negociando suas primeiras vendas para a indústria da mineração para complementar o transporte por caminhões e trens

Dirigível se prepara para decolar: modelos mais atuais possuem designs melhores e um gás flutuante não inflamável (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Dirigível se prepara para decolar: modelos mais atuais possuem designs melhores e um gás flutuante não inflamável (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 22h50.

Londres - Robin Young, da Amur Minerals Corp., quer extrair níquel e cobre da Sibéria, onde o inverno proibitivo e as estradas precárias tornam o transporte difícil. Sua melhor opção: fazê-lo pelo ar, por meio de zeppelins.

Do contrário, a exploradora com sede em Londres teria que investir cerca de US$ 150 milhões para construir uma estrada de 350 quilômetros para o transporte de maquinários pesados de construção, disse o CEO Young em uma entrevista. Peter Hambro, presidente executivo da produtora de ouro Petropavlovsk Plc, disse que investiu em uma fabricante de aeronaves e prevê que a indústria de mineração as adotará.

“Construir uma ponte para que passe um Toyota Land Cruiser não é tão caro”, disse Hambro. “Construir uma ponte para que passe uma Caterpillar 777 é muito, muito caro”, disse ele, referindo-se ao caminhão basculante de 87 toneladas usado em minas.

Os fabricantes de zeppelins e dirigíveis (que, diferentemente dos primeiros, não têm uma estrutura interna) precisam dos contratos de mineração para voltarem à vida, 76 anos depois que o Hindenburg pegou fogo e caiu em Nova Jersey, extinguindo o interesse da maioria dos compradores por décadas.

Com designs melhores e um gás flutuante não inflamável, fabricantes como a Worldwide Aeros Corp. e a Hybrid Air Vehicles, do Reino Unido, dizem que estão negociando suas primeiras vendas para a indústria da mineração, de US$ 960 bilhões, para complementar o transporte por caminhões e trens.

Até aqui, as rejeições foram muitas. A OAO GMK Norilsk Nickel estudou os zeppelins para transportar equipamentos para construir uma mina na Sibéria há uma década e acabou decidindo usar aviões convencionais. A empresa depois construiu uma frota de navios quebra-gelos para transportar seu níquel pelo rio Yenisei, no extremo norte da Rússia.


Estudando zeppelins

A Polyus Gold International Ltd., maior produtora de ouro russa, estudou usar os zeppelins como uma opção para entregar equipamentos pesados em seu projeto Natalka, no extremo leste do país, disse o porta-voz Sergey Lavrinenko. “Ele foi rejeitado, no entanto, porque naquela época não pudemos encontrar uma oferta compatível com o mercado”.

A Hybrid Air, de Cranfield, Inglaterra, está em negociações com duas empresas que fornecem serviços de transporte para empresas mineradoras no Canadá e espera receber pedidos nos próximos dois meses para entrega até 2016, disse o porta-voz da empresa, Chris Daniels. A aeronave terá uma rígida estrutura sob o material inflado para carregar 48 passageiros e a carga, disse ele.

Para os investidores, a opção de uma exploradora como a Amur que use uma aeronave, em vez do levantamento de fundo para financiar uma estrada antes de começar a produção, é atrativa, disse John Meyer, analista da SP Angel Corporate Finance LLP em Londres.

“O projeto da Amur tem um enorme valor, mas o valor inicial e o fato de que é na Rússia significam que é difícil de financiar”, disse Meyer. “A capacidade de usar uma aeronave mudará completamente o valor da empresa. Eles podem começar a produzir antes de gastar todo esse dinheiro extra”. A Amur, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, recebeu seu nome em homenagem à região da Sibéria onde explora níquel e cobre.

A Worldwide Aeros está construindo aeronaves com cerca de 150 metros de comprimento, com uma estrutura rígida desenhada para transportar cargas de até 250 toneladas a velocidades de mais de 160 quilômetros por hora, segundo o CEO Igor Pasternak.

A empresa está planejando construir frotas de 24 zeppelins para servir setores que necessitam transportar mercadorias, incluindo o de mineração, disse Pasternak. A firma está negociando com potenciais clientes e selando compromissos para o uso do serviço, disse ele.

“Qualquer coisa que nos permita transportar cargas pesadas em terrenos difíceis sem grandes gastos de dinheiro em infraestrutura é atrativa”, disse Hambro, da Petropavlovsk.

Acompanhe tudo sobre:CaterpillarEmpresasEmpresas americanasIndústriaMineraçãoSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'