Mundo

Zelensky pede criação de tribunal especial para "crime" de agressão russa

O presidente ucraniano acredita que Putin mereça ser condenado em Haia por crimes de guerra

Em março, os Estados Unidos expressaram apoio à criação de um tribunal especial para julgar a "agressão" russa na Ucrânia (AFP/AFP)

Em março, os Estados Unidos expressaram apoio à criação de um tribunal especial para julgar a "agressão" russa na Ucrânia (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de maio de 2023 às 16h38.

Última atualização em 4 de maio de 2023 às 17h17.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exigiu nesta quinta-feira, 4, em Haia, a criação de um tribunal especial para responsabilizar a Rússia pelo seu "crime" de agressão, durante uma visita ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

"Deveria haver responsabilização por este crime. E isso só pode ser aplicado pelo tribunal", disse Zelensky a diplomatas e funcionários do TPI, que emitiu um mandado de prisão para o presidente russo Vladimir Putin em março.

Zelensky, no entanto, rejeitou a ideia de um tribunal "híbrido" sugerido por outros Estados.

"A lei deve funcionar plenamente para garantir a justiça", acrescentou Zelensky, rejeitando a ideia de "impunidade híbrida".

Apoio dos EUA para a Ucrânia

Em março, os Estados Unidos expressaram apoio à criação de um tribunal especial para julgar a "agressão" russa na Ucrânia, com fundos e funcionários internacionais, mas fundamentado no sistema judicial ucraniano.

O Tribunal Penal Internacional, criado em 2002 para julgar as piores atrocidades cometidas no mundo, não tem competência para julgar crimes de agressão contra a Rússia, que não é signatária do Estatuto de Roma pelo qual o referido tribunal foi criado.

O tribunal emitiu em março um mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, pelo crime de guerra de "deportação ilegal" de crianças ucranianas em relação com o conflito.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaVolodymyr-ZelenskyVladimir PutinEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado