Mundo

Zelensky diz que Rússia 'concentra suas forças' para 'se vingar' da Ucrânia e da Europa

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão"

Zelensky: "A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia" (AFP/AFP)

Zelensky: "A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia" (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 às 13h36.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia nesta quinta-feira (2) de preparar suas forças para "se vingar" da Ucrânia e da Europa, que apoia Kiev contra a invasão russa.

"A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia, mas também da Europa livre", declarou ele em entrevista coletiva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão".

A conferência de imprensa conjunta dos dois líderes aconteceu pouco antes de uma reunião de trabalho entre as equipes de Von der Leyen – compostas por 14 comissários europeus e pelo chefe da diplomacia, Josep Borrell – e as de Zelensky.

Um encontro de cúpula entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia acontecerá realizada na capital ucraniana na sexta-feira, meses depois de o país ter obtido o status de candidato oficial à adesão ao bloco.

A reunião de sexta-feira é uma "etapa lógica e importante" para a "integração" da Ucrânia na UE, defendeu o presidente ucraniano.

A chefe do Executivo europeu anunciou, por sua vez, que o bloco planeja impor novas sanções à Rússia por ocasião do aniversário da invasão, em 24 de fevereiro, medida que Zelensky instou a adotar rapidamente.

"Quanto mais rápidas e qualitativamente" forem aplicadas as sanções, "mais cedo estaremos perto de derrotar a invasão russa", declarou o líder ucraniano.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia