Mundo

Zelensky diz que Rússia 'concentra suas forças' para 'se vingar' da Ucrânia e da Europa

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão"

Zelensky: "A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia" (AFP/AFP)

Zelensky: "A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia" (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 às 13h36.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia nesta quinta-feira (2) de preparar suas forças para "se vingar" da Ucrânia e da Europa, que apoia Kiev contra a invasão russa.

"A Rússia está concentrando suas forças, todos nós sabemos. Ela quer se vingar não só da Ucrânia, mas também da Europa livre", declarou ele em entrevista coletiva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o presidente ucraniano, "o sonho de uma Europa pacífica só pode ser realizado com a Ucrânia e lutando contra a Rússia e sua agressão".

A conferência de imprensa conjunta dos dois líderes aconteceu pouco antes de uma reunião de trabalho entre as equipes de Von der Leyen – compostas por 14 comissários europeus e pelo chefe da diplomacia, Josep Borrell – e as de Zelensky.

Um encontro de cúpula entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia acontecerá realizada na capital ucraniana na sexta-feira, meses depois de o país ter obtido o status de candidato oficial à adesão ao bloco.

A reunião de sexta-feira é uma "etapa lógica e importante" para a "integração" da Ucrânia na UE, defendeu o presidente ucraniano.

A chefe do Executivo europeu anunciou, por sua vez, que o bloco planeja impor novas sanções à Rússia por ocasião do aniversário da invasão, em 24 de fevereiro, medida que Zelensky instou a adotar rapidamente.

"Quanto mais rápidas e qualitativamente" forem aplicadas as sanções, "mais cedo estaremos perto de derrotar a invasão russa", declarou o líder ucraniano.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC

Funcionários federais dos EUA entram com processo contra Trump por novo Departamento de Eficiência