Mundo

Zelensky acusa Rússia de preparar atentado terrorista na maior usina nuclear da Europa

Os temores sobre a segurança na maior central nuclear da Europa, aumentaram consideravelmente após a destruição de uma represa que proporcionava água de refrigeração para os reatores de Zaporizhzhia

Guerra da Ucrânia: A central nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo (AFP/AFP)

Guerra da Ucrânia: A central nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de junho de 2023 às 10h39.

Última atualização em 22 de junho de 2023 às 10h51.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, acusou nesta quinta-feira, 22, a Rússia de preparar um "atentado terrorista" que inclui um vazamento radioativo na central de Zaporizhzhia, ocupada pelas tropas russas no sul do país.

"O serviço de inteligência recebeu informações de que a Rússia está considerando o cenário de um atentado terrorista na central nuclear de Zaporizhzhia, um ataque com liberação de radiação. Eles prepararam tudo para isso", disse ele no Telegram.

Os temores sobre a segurança na maior central nuclear da Europa, que começaram com a ofensiva de Moscou na Ucrânia, aumentaram consideravelmente após a destruição de uma represa que proporcionava água de refrigeração para os reatores de Zaporizhzhia.

Rússia nega acusação

O Kremlin rebateu as afirmações de Zelensky e recordou a visita recente à central do diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"É uma nova mentira. Acabamos de ter contatos com a AIEA", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. O diretor da agência vinculada à ONU, Rafael Grossi, visitou a central de Zaporizhzhia na semana passada.

A central nuclear de Zaporizhzhia está sob controle russo e já ficou sem abastecimento de energia elétrica diversas vezes. Kiev acusa Moscou de posicionar soldados e armas no complexo.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaGuerras

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez