Mundo

Zelensky pede ao Congresso dos EUA sistemas de defesa e aviões

O presidente da Ucrânia voltou a pedir que os EUA e aliados estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre o território ucraniano para proteger o país de ataques da vizinha Rússia

Ucrânia: Zelensky também apelou a "todas as empresas dos EUA" que deixem os mercados russos e pediu que o governo americano feche "todos os portos" do país para a Rússia. (Sarah Silbiger/Pool/Reuters)

Ucrânia: Zelensky também apelou a "todas as empresas dos EUA" que deixem os mercados russos e pediu que o governo americano feche "todos os portos" do país para a Rússia. (Sarah Silbiger/Pool/Reuters)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 16 de março de 2022 às 11h16.

Última atualização em 16 de março de 2022 às 12h53.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu em discurso ao Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira mais ajuda militar para proteger os céus sobre seu país e a imposição de mais sanções contra a Rússia, incluindo a saída de todas empresas norte-americanas que atuam em solo russo.

"A Rússia transformou o céu da Ucrânia em uma fonte de morte para milhares de pessoas", disse Zelenskiy em discurso por vídeo aos parlamentares norte-americanos.

O presidente da Ucrânia voltou a pedir que os EUA e aliados na Otan estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre o território ucraniano para proteger o país de ataques da vizinha Rússia. "É muito pedir uma zona de exclusão aérea?", questionou Zelensky, em discurso para uma sessão conjunta do Congresso americano. "Se for, a Ucrânia precisa, então, de sistemas de defesa aérea e aviões," acrescentou.

Zelensky também apelou a "todas as empresas dos EUA" que deixem os mercados russos e pediu que o governo americano feche "todos os portos" do país para a Rússia. Ele defendeu ainda que mais sanções sejam impostas a políticos russos que apoiam a invasão da Ucrânia.

Com Estadão Conteúdo e Reuters.

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação