Mundo

Zawahiri confirma a morte do número dois da Al Qaeda

Yahya al-Libi morreu em um ataque com avião americano sem piloto no Paquistão em junho


	O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um vídeo de 42 minutos: o vídeo foi divulgado em fóruns jihadistas na segunda-feira, de acordo com os sites americanos
 (IntelCenter/AFP)

O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um vídeo de 42 minutos: o vídeo foi divulgado em fóruns jihadistas na segunda-feira, de acordo com os sites americanos (IntelCenter/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 09h21.

Hong Kong - O líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri divulgou um vídeo por ocasião do aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 no qual confirma pela primeira vez a morte, em junho, do número dois da rede extremista.

O vídeo de 42 minutos é a primeira aparição de Zawahiri nos últimos três meses e confirma que Abu Yahya al-Libi morreu em um ataque com avião sem piloto na zona tribal paquistanesa do Waziristão, em 4 de junho, segundo os sites de monitoramento SITE e IntelCenter.

Libi era considerado o responsável pelas operações globais de propaganda da Al Qaeda e sua morte representou o golpe mais duro para os extremistas desde a morte de Osama Bin Laden por uma força especial americana em maio de 2011.

"Após o martírio de Sheikh Abu Yahya, esperamos que Deus tenha piedade dele e que as pessoas sigam seus escritos ainda mais que antes", disse Zawahiri em árabe, segundo uma tradução do SITE.

O vídeo foi divulgado em fóruns jihadistas na segunda-feira, de acordo com os sites americanos. O texto não menciona especificamente o aniversário do 11 de setembro.

Zawahiri acusa de "mentiroso" o presidente americano Barack Obama e afirma que ele foi eleito para "enganar" os muçulmanos em todo o mundo, mas destaca que ele "foi derrotado" no Afeganistão.

Acompanhe tudo sobre:11-de-SetembroAl QaedaAtaques terroristasIslamismoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês