Mundo

Zapatero defende elevar idade da aposentadoria

Madri - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defendeu hoje a reforma da previdência e a necessidade de elevar a idade de aposentadoria dos atuais 65 anos para 67. Durante seu discurso no debate geral anual sobre o estado da nação realizado no Congresso dos Deputados, Zapatero assegurou que "não é um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2010 às 11h36.

Madri - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defendeu hoje a reforma da previdência e a necessidade de elevar a idade de aposentadoria dos atuais 65 anos para 67.

Durante seu discurso no debate geral anual sobre o estado da nação realizado no Congresso dos Deputados, Zapatero assegurou que "não é um problema de hoje" porque o sistema de previdência "se encontra neste momento em superávit e não apresenta problema algum de solvência".

Disse também que não é a crise que o empurra a adotar tais medidas já que não "guarda relação direta com a situação econômica, mas com o ciclo demográfico".

"Não podemos fechar os olhos. Temos que adaptar nosso sistema de previdência as profundas mudanças demográficas que estamos já experimentando e que experimentaremos nas próximas décadas" e que afeta todos os países europeus, assinalou.

Neste contexto, Zapatero aludiu a diversos estudos e avaliação de organismos internacionais que assinalam que todos os países desenvolvidos vão sofrer "um processo de envelhecimento sem precedentes".

No caso da Espanha não será menos agudo, acrescentou o chefe do Executivo, que citou, a modo de exemplo, as previsões demográficas que indicam que em 2050 haverá 1,7 pessoas em idade de trabalhar para cada um em idade superior a 65 anos, frente aos 4 da atualidade.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaEspanhaEuropaPiigsPrevidência Social

Mais de Mundo

Guerra pode acabar, mas Ucrânia dificilmente será pacificada, diz especialista em defesa

China estuda limitar exportações para acalmar Trump, diz Wall Street Journal

Decisão de Trump pode impactar o status legal de 530 mil imigrantes nos Estados Unidos; entenda

Saiba o que é Angelus, oração tradicional no Vaticano, que marcará retorno de Papa Francisco