Mundo

Xi pede contenção a Trump diante de tensões na Coreia do Norte

Por meio de um telefonema, os líderes combinaram de manter o contato para trocar ideias sobre questões que preocupem as duas potências

Xi Jinping: ele fez um telefonema para Trump no qual debateram a situação do país (Carlos Barria/Reuters)

Xi Jinping: ele fez um telefonema para Trump no qual debateram a situação do país (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de abril de 2017 às 08h48.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, pediu a seu colega americano Donald Trump que exerça a "contenção" diante da tensão dos últimos dias entre Estados Unidos e Coreia do Norte, informou hoje a televisão oficial chinesa "CCTV".

Xi fez um telefonema para Trump no qual debateram a situação da Coreia do Norte, em um momento no qual as trocas de ameaças entre Pyongyang e Washington se intensificaram.

Na conversa, ambos combinaram manter o contato através de diferentes canais para trocar ideias sobre questões que preocupem as duas potências, segundo a agência oficial Xinhua.

Os EUA anunciaram que enviarão um contingente de navios militares, encabeçado por seu porta-aviões "Carl Vinson", para as águas próximas à península da Coreia, algo que Pyongyang considerou uma provocação bélica, pelo que advertiu sobre uma "guerra termonuclear" se Washington continuar com essas manobras.

A China está em uma situação delicada, visto que Trump a acusou repetidamente de imobilidade diante dos testes de mísseis e nucleares da Coreia do Norte e chegou a ameaçar dizendo que os EUA agirão por sua conta se Pequim não tomaR a iniciativa.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Claudia Sheinbaum assume a presidência de um México que enfrenta grandes desafios

Furacão Helene: mortes passam de 60 e milhões de pessoas fica sem energia elétrica nos EUA

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS