Mundo

Xi Jinping não irá à cúpula do G20, em momento de tensões com Índia

As relações entre China e Índia têm ficado cada vez mais frias, em meio a disputas fronteiriças

Xi Jinping: Questionado sobre o motivo da ausência de Xi, Mao Ning, porta-voz da chancelaria chinesa, não respondeu (Michele Spatari/Getty Images)

Xi Jinping: Questionado sobre o motivo da ausência de Xi, Mao Ning, porta-voz da chancelaria chinesa, não respondeu (Michele Spatari/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de setembro de 2023 às 09h50.

O presidente chinês, Xi Jinping, aparentemente não irá à reunião de líderes do G20 nesta semana, na Índia, em momento de relações bilaterais frias com a anfitriã.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, representará Pequim na reunião dos dias 9 e 10 de setembro, informou a chancelaria chinesa nesta segunda-feira, em breve comunicado no seu site.

As relações entre China e Índia têm ficado cada vez mais frias, em meio a disputas fronteiriças, e há três anos as tensões resultaram em confronto na região de Ladakh, que deixou mais de 20 mortos.

O caso levou a um prolongado impasse na montanhosa região, com cada lado posicionando dezenas de milhares de militares apoiados por artilharia, tanques e jatos de combate.

Também crescem as disputas por causa do comércio, diante dos crescentes laços estratégicos da Índia com os Estados Unidos. Os governos de Índia e China também já expulsaram jornalistas um do outro.

Questionado sobre o motivo da ausência de Xi, Mao Ning, porta-voz da chancelaria chinesa, não respondeu. "O G20 é um fórum importante para a cooperação econômica internacional. A China tem sempre dado grande importância e participado de modo ativo nas atividades relevantes", comentou a porta-voz, em briefing diário.

Disputa de fronteira

No mês passado, comandantes militares de China e Índia se comprometeram a "manter a paz e a tranquilidade", na disputada fronteira, em um aparente esforço dos dois lados para estabilizar a situação. Ao mesmo tempo, Pequim consolida relações com o Paquistão, forte rival dos indianos, e apoia este na disputa pela região da Caxemira.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Acompanhe tudo sobre:Xi JinpingChinaÍndiaG20

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'