Mundo

Xi Jinping e Putin definem China e Rússia como protagonistas globais em reunião no Kremlin

Xi Jinping e Vladimir Putin discutem a cooperação bilateral e a atuação conjunta China-Rússia nas questões globais e multilaterais

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 8 de maio de 2025 às 15h58.

Última atualização em 8 de maio de 2025 às 16h16.

O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou nesta quinta-feira, 8, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin. Xi afirmou que a China trabalhará com a Rússia “para assumir a responsabilidade especial como grandes países do mundo e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU”.

Reforço nas relações China-Rússia

Xi fez as declarações durante conversas com o presidente russo, em sua visita de Estado à Rússia. Os dois líderes falaram sobre as relações China-Rússia e as principais questões internacionais e regionais, chegando a um consenso sobre o aprofundamento da coordenação estratégica e a promoção do desenvolvimento estável, saudável e de alto nível das relações bilaterais.

Posicionamento internacional conjunto

Os dois líderes também defenderam a promoção da perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial, a manutenção da autoridade e do status das Nações Unidas e a salvaguarda da justiça e da equidade internacionais.

Nos últimos anos, os laços China-Rússia desfrutaram de um desenvolvimento estável, saudável e de alto nível graças aos esforços conjuntos de ambos os lados, disse Xi, elogiando a amizade de boa vizinhança de longo prazo e a cooperação mutuamente benéfica para os dois países.

Expansão da cooperação bilateral

Xi afirmou que a confiança política mútua entre os dois países se tornou cada vez mais profunda e o vínculo de cooperação prática cada vez mais forte.

  • Cooperação econômica: para Xi, os dois países devem aproveitar os recursos de ambos os países e as vantagens complementares de seus sistemas industriais, expandindo a cooperação de alta qualidade em áreas como economia, comércio, energia, agricultura, aeroespacial e inteligência artificial.
  • Iniciativas conjuntas: segundo o líder chinês, os dois países devem aproveitar a sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e a União Econômica Eurasiática como uma plataforma para construir um padrão de conectividade de alto nível.
  • Fortalecimento das relações culturais: os dois países devem liberar totalmente o potencial dos Anos de Cultura China-Rússia, fortalecer a cooperação em educação, cinema, turismo, esportes e áreas locais, e promover uma conectividade profundamente enraizada entre as pessoas.

Atuação em plataformas multilaterais

Xi acrescentou que os dois países devem coordenar e cooperar estreitamente em plataformas multilaterais como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Xangai e o Brics, unir o Sul Global, defender o verdadeiro multilateralismo e orientar a direção certa da reforma da governança global.

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi JinpingVladimir Putin

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site