Mundo

Xi Jinping critica guerras comerciais e protecionismo em encontro com países da CELAC

Xi Jinping criticou guerras comerciais e protecionismo durante a 4ª Reunião Ministerial da CELAC, destacando a importância da cooperação global

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 13 de maio de 2025 às 15h55.

Última atualização em 13 de maio de 2025 às 15h55.

O presidente chinês, Xi Jinping, criticou as guerras comerciais e o protecionismo na 4ª Reunião Ministerial do Fórum China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada nesta terça-feira, 13.

Durante seu discurso, Xi enfatizou que, diante das rápidas mudanças no cenário global e da sobreposição de riscos, somente com unidade e cooperação será possível manter a paz e promover o desenvolvimento global.

Desafios globais e a defesa do multilateralismo

Xi afirmou que não existem vencedores em conflitos comerciais, destacando que tanto a China quanto os países da América Latina e do Caribe — membros importantes do Sul Global — devem preservar sua independência, buscando justiça e desenvolvimento para seus povos. O presidente chinês também reiterou o compromisso da China em trabalhar com os países latino-americanos e caribenhos para implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global.

Compromisso com o comércio multilateral

Xi declarou que a China está disposta a salvaguardar o sistema de comércio multilateral, mantendo as cadeias industriais e de suprimentos globais estáveis. Ele enfatizou a importância de garantir um ambiente internacional aberto e cooperativo para promover o crescimento econômico conjunto.

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi Jinping

Mais de Mundo

Quem é dono da Faixa de Gaza? E quem já mandou no território? Relembre

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil

Após tarifaço, estatais indianas buscam alternativa ao petróleo russo e compram até do Brasil