Mundo

Xi Jinping afirma a Lula que quer ser exemplo de autossuficiência entre países

Líderes discutiram o conflito Rússia-Ucrânia e o papel fundamental do G20 e do BRICS

Lula e Xi Jinping: líderes discutem parcerias estratégicas entre Brasil e China, focando em questões climáticas e econômicas. (Ricardo Stuckert/PR)

Lula e Xi Jinping: líderes discutem parcerias estratégicas entre Brasil e China, focando em questões climáticas e econômicas. (Ricardo Stuckert/PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 07h03.

O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira, em uma ligação telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ambos os países podem servir de exemplo de "autossuficiência" no Sul Global, informou a imprensa estatal do gigante asiático.

Xi afirmou que a China "trabalhará com o Brasil para dar exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global" e para "construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável", segundo a agência pública de notícias Xinhua.

Discussões sobre paz, multilateralismo e COP 30

Os dois líderes "trocaram impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia", segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto. Ambos concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.

"O presidente Lula reiterou a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência", prossegue a nota.

Expansão das relações bilaterais entre Brasil e China

Os chefes de Estado também conversaram sobre as relações bilaterais entre os dois países e "comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites". Lula e Xi também manifestaram disposição em "identificar novas oportunidades de negócios entre as duas economias".

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi JinpingBrasilLuiz Inácio Lula da SilvaBricsG20

Mais de Mundo

Maduro reafirma a promessa de recuperar Essequibo, disputado com a Guiana

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região