Mundo

Xeque Tamim faz primeiro discurso após abdicação de seu pai

Espera-se que o xeque, de 33 anos, dê o discurso por volta das 18h locais (12h de Brasília) diante da Assembleia Consultiva para anunciar mudanças no governo

O xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, do Catar: Tamim é o segundo filho do emir com a xequesa Mozah e se tornou o herdeiro em 2003, após a renúncia de seu irmão mais velho, Yassin (REUTERS/Fadi Al-Assaad)

O xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, do Catar: Tamim é o segundo filho do emir com a xequesa Mozah e se tornou o herdeiro em 2003, após a renúncia de seu irmão mais velho, Yassin (REUTERS/Fadi Al-Assaad)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 06h35.

Cairo - O xeque Tamim bin Hamad Al-Thani pronunciará nesta quarta-feira seu primeiro discurso depois que seu pai - o emir do Catar Hamad bin Khalifa Al-Thani - abdicou oficialmente ontem, informou a emissora de televisão catariana "Al Jazeera".

Espera-se que o xeque Tamim, de 33 anos, dê o discurso por volta das 18h locais (12h de Brasília) diante da Assembleia Consultiva (Parlamento) para anunciar mudanças no governo.

Segundo a emissora, é possível que o novo governante do Catar nomeie como primeiro-ministro o atual titular de Estado e Interior, o xeque Abdullah bin Nasser Al-Thani, em substituição ao xeque Hamad bin Jassim Al-Thani, que também está à frente da pasta das Relações Exteriores.

Ontem, o emir abdicou oficialmente em favor de seu filho, o príncipe Tamim, e assegurou, em discurso à nação, que "chegou o momento para uma nova geração".

"Declaro a transferência de poder ao príncipe Tamim bin Hamad Al- Thani. Tenho certeza que ele está à altura desta responsabilidade, que merece a confiança e que é capaz de suportar a responsabilidade e cumprir sua missão", anunciou o xeque Hamad, de 61 anos.

A "Al Jazeera" acrescentou que é provável que a transferência de poder se complete no próximo fim de semana, que no Catar começa na sexta-feira.

Tamim é o segundo filho do emir com a xequesa Mozah e se tornou o herdeiro em 2003, após a renúncia de seu irmão mais velho, Yassin.

Acompanhe tudo sobre:Oriente MédioCatarGoverno

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk