Mundo

Xamãs pedem pela saúde de Chávez em ritual indígena

Xamãs estão reunidos em uma praça do noroeste de Caracas e permanecerão ali até a madrugada do sábado fazendo sessões de orações, danças e cantos

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia (©AFP/Arquivo / Ho)

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia (©AFP/Arquivo / Ho)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 19h52.

Caracas - Xamãs de diferentes comunidades indígenas da Venezuela realizam a partir desta sexta-feira e até amanhã em Caracas um ritual para pedir aos espíritos ancestrais pela saúde do presidente Hugo Chávez, em tratamento contra um câncer.

''Este ritual consiste na reunião dos xamãs de diferentes povos indígenas que estão pedindo pela vida, pela terra e por amor ao comandante (Chávez), por sua cura'', disse à Agência Efe Esmerita González, uma das responsáveis pelo ato.

Os xamãs estão reunidos em uma praça do noroeste de Caracas e permanecerão ali até a madrugada do sábado fazendo sessões de orações, danças e cantos próprios de suas culturas.

Esse ato se soma a outros rituais que os líderes dos povos indígenas realizaram em suas comunidades e também no palácio presidencial de Miraflores, acrescentou Esmerita.

Chávez trava uma batalha contra um câncer desde junho do ano passado, doença da qual disse ter se curado seis meses depois e que reapareceu em fevereiro, quando lhe foi extirpado um novo tumor.

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia, o que lhe levou a viajar constantemente para Cuba, onde recebe atendimento médico.

O presidente chegou ontem de madrugada a seu país, no meio de uma inusitada discrição, após passar 11 dias em Havana para receber o tratamento de radioterapia. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês