Mundo

WikiLeaks: petróleo não é milagre para economia venezuelana

Documentos da embaixada dos EUA em Caracas afirmam que o país já se encontra em deterioração econômica

Segundo o vazamento do WikiLeaks, até popularidade de Chávez vem caindo (Michael Nagle/Getty Images)

Segundo o vazamento do WikiLeaks, até popularidade de Chávez vem caindo (Michael Nagle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 17h37.

Madri - A indústria petrolífera é incapaz de fornecer os fundos para dar ritmo à economia da Venezuela para torná-la competitiva, mas o país está em deterioração econômica que já se refletiu inclusive na queda da popularidade do presidente Hugo Chávez, tal como indicam o vazamento de documentos secretos da embaixada dos EUA em Caracas, realizado pelo site WikiLeaks.

As informações divulgadas pelo WikiLeaks e publicadas na Espanha pelo diário "El País" sobre o vazamento de correspondências mantidas entre a embaixada americana na Venezuela e o Departamento de Estado americano indica um difícil panorama da indústria petrolífera, motor da economia venezuelana.

"Problemas de controle de qualidade, dificuldades financeiras, números de produção infladas, preços manipulados e necessidade premente de investimentos externos" são algumas das falhas apontadas pelos documentos vazados pelo WikiLeaks e divulgadas pelo diário espanhol.

Os despachos americanos destacam que os recursos petrolíferos não puderam corrigir o rumo de uma economia afetada pela hiperinflação, recessão e inclusive o racionamento de serviços básicos.

As correspondências em questão assinalam que a embaixada americana em Caracas entrou em contato com altos funcionários da companhia petrolífera venezuelana estatal PDVSA e do Ministério de Energia e Petróleo do país.

Segundo os documentos, são reforçadas as suspeitas sobre a propensão do Governo de Chávez a manipular as estatísticas oficiais, assinala o embaixador americano Patrick Duddy ao Departamento de Estado americano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaPetróleoVenezuelaWikiLeaks

Mais de Mundo

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais

Milei veta aumento a aposentados e pensionistas por invalidez na Argentina

China lidera mercado global de robótica pelo 12º ano consecutivo, com 302 mil unidades vendidas