Mundo

Washit usa água do chuveiro para lavar roupa

O Washit tem o visual de um chuveiro com uma máquina de lavar roupa acoplada em um de seus lados


	Washit garante economia e um desperdício menor de água
 (Divulgação)

Washit garante economia e um desperdício menor de água (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 12h25.

São Paulo - Quatro estudantes turcos criaram um chuveiro inteligente, o Washit. O dispositivo consegue reaproveitar os recursos gastos durante o banho para lavar roupa.

O equipamento foi criado pelos designers Ahmet Burak Aktas, Salih Berk Ilhan, Adem Onalan e Burak Soylemez. Inicialmente, o Washit era apenas um projeto acadêmico, até que a equipe venceu um prêmio internacional de design.

O Washit tem o visual de um chuveiro com uma máquina de lavar roupa acoplada em um de seus lados. O aparelho tem um sistema de encanamento fechado com duas bombas de água, um aquecedor, uma unidade de armazenamento e três filtros de água: de carbono, dejetos orgânicos e químicos. Isso garante a pureza da água usada para lavar roupa.

Enquanto o usuário toma banho, o equipamento recolhe a água residual do banho. Ela passa pelos filtros e é encaminhada para o tanque de armazenamento. Depois disso, ela pode ser usada novamente para lavar roupa ou para o próximo banho.

Portanto, o Washit garante economia e um desperdício menor de água. Afinal, chuveiros e máquinas de lavar estão entre os principais responsáveis pelo gasto de água, um recurso que precisa ser preservado.

Os criadores acreditam que o equipamento pode ser usado em escala doméstica e em banheiros públicos. Porém, a produção em larga escala do Washit ainda está distante de virar realidade.

Acompanhe tudo sobre:higiene-pessoal-e-belezaMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado

Após explosões no Líbano, Conselho de Segurança discute a escalada entre Israel e Hezbollah