Mundo

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

A prefeita Muriel Bowser alertou que as "temperaturas estarão perigosamente baixas" neste domingo, 19, na capital do país

Washington, Estados Unidos  (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP)

Washington, Estados Unidos (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 19h30.

Última atualização em 19 de janeiro de 2025 às 19h38.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, anunciou estado de emergência neste domingo, 19 por causa das temperaturas extremamente baixas. A declaração foi feita pela conta da prefeita no X (antigo Twitter).

A decisão foi tomada na véspera da posse do presidente eleito Donald Trump, que ocorrerá no Capitólio, em Washington.

“19 de janeiro de 2025: Uma Emergência de Clima Frio está ATIVADA. As temperaturas estarão perigosamente baixas durante a noite”, escreveu a prefeita Muriel Bowser.

Anteriormente, Muriel Bowser havia anunciado um alerta de hipotermia para a população por causa das baixas temperaturas na cidade. “Está frio e vai ficar ainda mais frio hoje em DC. Se precisar sair, vista-se bem e use camadas de roupa”, disse nas redes sociais.

Como será cerimônia de posse de Trump?

A posse do republicano Donald Trump será no dia 20 de janeiro, momento que marca o início de um novo mandato presidencial nos Estados Unidos.

O evento cívico-militar, que inclui uma cerimônia oficial e atividades públicas, ocorre tradicionalmente ao meio-dia, horário local, no Capitólio dos Estados Unidos. Após o juramento, Trump deve fazer seu primeiro discurso oficial, estabelecendo o tom para seu mandato, e em seguida participará de um desfile pela avenida Pensilvânia.

O trajeto liga o Capitólio à Casa Branca, onde o republicano exercerá suas funções pelos próximos quatro anos. Esse desfile é uma tradição que representa o percurso simbólico do poder para a residência oficial do chefe do Executivo americano.

Posse será em local fechado

Por causa das temperaturas extremamente baixas previstas para esta segunda-feira, 20 em Washington, D.C., a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será realizada em um local fechado.

Trump anunciou na sexta-feira, 17, por meio das redes sociais, que o discurso de posse, o juramento e os demais ritos ocorrerão na rotunda do Capitólio, sede do Congresso americano, como medida para enfrentar o frio intenso.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpClimaFrio

Mais de Mundo

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia

Multidão, caos e homens armados na entrega das reféns em Gaza

Salvadorenhos protestam contra lei de mineração de Bukele

Primeiras reféns libertadas durante trégua com o Hamas em Gaza chegam a Israel