Mundo

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

A prefeita Muriel Bowser alertou que as "temperaturas estarão perigosamente baixas" neste domingo, 19, na capital do país

Washington, Estados Unidos  (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP)

Washington, Estados Unidos (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 19h30.

Última atualização em 19 de janeiro de 2025 às 19h38.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, anunciou estado de emergência neste domingo, 19 por causa das temperaturas extremamente baixas. A declaração foi feita pela conta da prefeita no X (antigo Twitter).

A decisão foi tomada na véspera da posse do presidente eleito Donald Trump, que ocorrerá no Capitólio, em Washington.

“19 de janeiro de 2025: Uma Emergência de Clima Frio está ATIVADA. As temperaturas estarão perigosamente baixas durante a noite”, escreveu a prefeita Muriel Bowser.

Anteriormente, Muriel Bowser havia anunciado um alerta de hipotermia para a população por causa das baixas temperaturas na cidade. “Está frio e vai ficar ainda mais frio hoje em DC. Se precisar sair, vista-se bem e use camadas de roupa”, disse nas redes sociais.

Como será cerimônia de posse de Trump?

A posse do republicano Donald Trump será no dia 20 de janeiro, momento que marca o início de um novo mandato presidencial nos Estados Unidos.

O evento cívico-militar, que inclui uma cerimônia oficial e atividades públicas, ocorre tradicionalmente ao meio-dia, horário local, no Capitólio dos Estados Unidos. Após o juramento, Trump deve fazer seu primeiro discurso oficial, estabelecendo o tom para seu mandato, e em seguida participará de um desfile pela avenida Pensilvânia.

O trajeto liga o Capitólio à Casa Branca, onde o republicano exercerá suas funções pelos próximos quatro anos. Esse desfile é uma tradição que representa o percurso simbólico do poder para a residência oficial do chefe do Executivo americano.

Posse será em local fechado

Por causa das temperaturas extremamente baixas previstas para esta segunda-feira, 20 em Washington, D.C., a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será realizada em um local fechado.

Trump anunciou na sexta-feira, 17, por meio das redes sociais, que o discurso de posse, o juramento e os demais ritos ocorrerão na rotunda do Capitólio, sede do Congresso americano, como medida para enfrentar o frio intenso.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpClimaFrio

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia