Mundo

VW frauda testes de poluição desde 2008, diz jornal

A Volkswagen vem uando software que reduz emissões de poluentes durante testes de veículos desde 2008, diz o jornal alemão Bild am Sonntag


	Escapamento: o software da Volkswagen reduz a emissão de poluentes apenas quando o carro está sendo testado
 (Andreas Rentz/GettyImages)

Escapamento: o software da Volkswagen reduz a emissão de poluentes apenas quando o carro está sendo testado (Andreas Rentz/GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2015 às 20h48.

Frankfurt, Alemanha — Uma revisão interna da Volkswagen mostra que a decisão de instalar um software que reduz as emissões em veículos a diesel durante testes foi feita pouco antes da produção em série do motor da empresa EA 189, de acordo com o tabloide alemão Bild am Sonntag. O software foi instalado pela primeira vez em motores a diesel em 2008, pouco antes de o EA 189 ser produzido em massa.

A medida foi tomada porque não havia nenhuma maneira no momento de conciliar o cumprimento das normas de emissão dentro da meta de custo do motor, afirmou o periódico em edição que circulará neste domingo. A outra alternativa seria abandonar o lançamento do motor, que vinha sendo desenvolvimento desde 2005, disse o jornal.

A Volkswagen não estava disponível para responder a consultas. O Bild am Sonntag observou, no entanto, que os motores em questão foram fabricados na fábrica de Salzgitter e instalado nos modelos a diesel em todo o mundo.

A Volkswagen informou que cerca de 11 milhões de seus carros vendidos ao redor do planeta foram equipados com o software. Autoridades ambientais norte-americanas alegam que o software foi usado para permitir que a empresa burlasse padrões de poluentes. A Volkswagen informou que cinco dos 12 modelos de carros, caminhonetes e motocicletas contam com o software. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPoluiçãoCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasVolkswagenEmpresas italianasEmpresas alemãsÓleo diesel

Mais de Mundo

Drone ucraniano provoca incêncio perto de 'palácio de Putin' no sul da Rússia

Deputado ucraniano assassinado no oeste do país

Navio de guerra americano entra no Canal do Panamá rumo ao Caribe

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais