Erupção do vulcão Eyjafjallajökull, vista de Hella, Islândia (Emmanuel Dunand/AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Londres - Um segundo vulcão pode entrar em erupção na Islândia, pouco depois da atividade do Eyjafjallajökull, que perturbou gravemente o transporte aéreo na Europa, advertem especialistas em um relatório publicado em Londres.
"Uma erupção a curto prazo do vulcão Katla, maior e mais potente que a do Eyjafjoell, é uma grande possibilidade", afirma os especialistas do Instituto para a Redução de Riscos e do Número de Catástrofes, ligado ao University College London (UCL).
"É muito provável que as erupções na Islândia, moderadas ou importantes, combinadas com condições meteorológicas apropriadas, provoquem uma repetição das perturbações recentes do transporte aéreo", destaca o relatório.
Outro documento, publicado pelo Instituto de Física de Londres, afirma que cientistas descobriram que as nuvens de cinzas vulcânicas que sobrevoaram recentemente na Escócia geravam uma carga elétrica que pode ter danificado os aviões.
O vulcão Eyjafjallajökull entrou em atividade no dia 14 de abril e lançou enormes quantidades de cinzas sobre a Europa, o que paralisou o tráfego aéreo no continente.