Vulcão Anak Krakatau, em imagens da agência de geologia da Indonésia: Não houve vítimas registradas (PVMBG Badan Geologi/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 11 de abril de 2020 às 10h08.
Última atualização em 11 de abril de 2020 às 11h10.
O vulcão Anak Krakatau, na ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, lançou uma coluna de cinzas a 500 metros de altura durante a mais longa erupção vulcânica desde que o colapso explosivo da ilha causou um tsunami mortal em 2018, segundo relato de cientistas neste sábado.
Circuito fechado de TV do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia mostrou explosões de lava na noite de sexta-feira.
A agência disse que o vulcão em Kratatoa estava em erupção contínua até sábado de manhã. Um status de alerta de nível 2 permaneceu em vigor, em uma escala que vai de 1 a 4. Não houve vítimas registradas. A erupção de 2018 causou um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, matando 430 pessoas.
Anak Krakatau, que significa Filho de Kratakau, é filho do famoso vulcão Krakatau, cuja erupção monumental em 1883 provocou um período de resfriamento global.