Vulcão Etna: os tremores vulcânicos alcançaram seus níveis mais elevados durante a última noite (Thinkstock)
EFE
Publicado em 28 de fevereiro de 2017 às 14h06.
Última atualização em 28 de fevereiro de 2017 às 17h59.
Roma - O vulcão Etna, situado na ilha italiana da Sicília (sul), entrou em erupção e mostrou nas últimas horas espetaculares explosões incandescentes, emissões de cinzas e vazamento de lava, informaram as autoridades italianas.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da cidade siciliana de Catânia informou nesta terça-feira que desde as 18h (horário local, 14h de Brasília) de segunda-feira, a atividade na cratera sudeste, iniciada no dia 23 de janeiro, se intensificou de forma gradual.
Os tremores vulcânicos alcançaram seus níveis mais elevados durante a última noite, quando o vulcão começou a expelir lava a centenas de metros de altura.
Também houve explosões de fogo e vazamento de magma, que desceu em direção ao pico Monte Frumento Supino, segundo o instituto de Catânia.
Os fenômenos se concentraram na zona superior do vulcão ativo mais alto da Europa, e não representam um perigo para a população, embora os moradores das localidades de Zafferana e Linguaglossa, situadas nas proximidades, tenham notado uma modesta chuva de cinzas.
As autoridades italianas acompanham com atenção a situação das estradas próximas e o aeroporto de Catânia segue operando com normalidade.
O Etna tem 3.322 metros de altura e está situado na parte leste da ilha da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. EFE