Mundo

Vulcão entra em erupção em Galápagos

O Parque Nacional Galápagos indicou que a área do vulcão não está habitada por humanos, embora acolha a única população de iguanas rosadas do mundo


	Localizado a 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas e é considerado uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo
 (Divulgação)

Localizado a 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas e é considerado uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 13h48.

Quito - O vulcão Wolf, no arquipélago de Galápagos, entrou em erupção nesta segunda-feira, lançando lava em uma zona desabitada que abriga a única população de iguanas rosadas do mundo, disseram autoridades.

O vulcão está localizado a 1.707 metros de altura na Ilha Isabela, a maior do arquipélago equatoriano, Patrimônio Natural da Humanidade.

Um barco de turismo avistou na madrugada a explosão e alertou as autoridades de Galápagos, que realizarão um sobrevoo nas próximas horas para determinar o impacto da erupção.

Em sua conta do Twitter, o Parque Nacional Galápagos (PNG) indicou que a área de influência do vulcão não está habitada por humanos, embora acolha a "única população de iguanas rosadas do mundo".

Consultado pela AFP, o PNG disse que no momento não pode informar se existe risco para os répteis.

Imagens divulgadas pelo organismo nas redes sociais mostram lava e material incandescente caindo por um dos flancos do Wolf, e uma fumaça se eleva vários metros acima da cratera.

A última erupção do Wolf foi registrada em 1982.

Localizado a 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas e é considerado uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo, segundo o Instituto Geofísico Equatoriano.

Além do Wolf, na ilha Isabela estão os vulcões Darwin, Alcedo, Cerro Azul e Sierra Negra.

As Galápagos receberam seu nome das gigantes tartarugas que a habitam, e foram o laboratório natural no qual se inspirou o cientista inglês Charles Darwin para elaborar sua teoria sobre a evolução das espécies no século XIX.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisEquadorMeio ambienteVulcões

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru