Mundo

Vulcão antecipa encerramento de ano escolar no Equador

Medida foi recomendada pelo principal Centro de Operações de Emergências

Vulcão já registrou fortes emissões de rocha e lava durante longos períodos (.)

Vulcão já registrou fortes emissões de rocha e lava durante longos períodos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Quito - A erupção do vulcão Tungurahua, na região central do Equador, obrigou esta quinta-feira o encerramento antecipado do ano escolar na turística Baños, aos pés do vulcão, informou à AFP o prefeito da cidade, Hugo Pineda.

"Deu-se por terminado o ano letivo devido ao forte aumento da atividade do vulcão", disse o chefe do executivo municipal, que destacou que a medida foi recomendada pelo principal Centro de Operações de Emergências (COE).

Na madrugada desta quinta-feira, o Tungurahua ('garganta de fogo' em quechua) registrou fortes e contínuas emissões de lava e rocha durante longos períodos.

O processo eruptivo, iniciado há 11 anos e em 2006 deixou seis mortos, mantém em alerta Baños (com 15.000 habitantes) e várias aldeias, que ainda não foram afetadas pelos fluxos piroclásticos (mistura de gases, cinzas e rochas com temperaturas de até 800 graus centígrados).

Pineda destacou que também foi decretada a "evacuação obrigatória" de 300 famílias que vivem às margens dos rios Ulba e Bascún entre as 18H00 e as 06H00 locais (20H00 e 08H00 de Brasília).

Na última sexta-feira, uma forte erupção do vulcão - de 5.029 metros de altura - levou à evacuação imediata de 2.500 pessoas, de acordo com as autoridades, além do fechamento temporário do aeroporto internacional de Guayaquil (sudoeste) e a suspensão de voos como o Quito-Lima.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisEducaçãoVulcões

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos