Mundo

Voos para Israel permanecem suspensos após reabertura do espaço aéreo

Companhias aéreas como Delta e United Airlines ainda não retomaram viagens a Tel Aviv

Publicado em 15 de abril de 2024 às 06h16.

Na manhã do último domingo, 14, Israel anunciou a reabertura de seu espaço aéreo, horas após ter sido atacado pelo Irã com mais de 300 mísseis e drones. Países como Jordânia e Iraque já haviam anunciado a reabertura de seus espaços aéreos.

Mas nem todas as companhias aéreas estão prontas para retomar suas atividades na área. A United Airlines, por exemplo, cancelou os voos de Newark a Tel Aviv após a investida iraniana. A empresa havia acabado de retomar os voos à capital israelense depois do começo da guerra entre Israel e Hamas, em outubro do ano passado.

A American Airlines e a Delta também suspenderam os voos e ainda não estão voando para Israel. Já a Etihad cancelou viagens à Jordânia e Israel no domingo, de acordo com um comunicado da companhia.

A Lufthansa, por sua vez, esclareceu que seus voos e os da Austrian para Tel Aviv, Erbil e Amã também foram suspensos até a próxima terça-feira. A Swiss Air Lines também está com as viagens temporariamente suspensas para a capital de Israel.

"Estamos monitorando a situação de perto e tomaremos decisões sobre voos por vir com foco na segurança de nossos clientes e tripulações", declarou a United Airlines à CNBC.

A companhia aérea israelense El Al afirmou já ter retomado as operações e disse estar "trabalhando para estabilizar o horário dos voos o mais rápido possível." No domingo, a companhia cancelou quinze viagens para a Europa, Dubai e Rússia, sendo que voos com destino a Bangkok e Phuket foram forçados a retornar.

As decisões de suspensão de viagens vêm após um ataque iraniano a Israel no último sábado, 13. A agressão se seguiu a uma suposta investida israelense ao consulado do Irã em Damasco, na Síria, no começo de abril. Com o conflito, as empresas ainda não se sentem seguras para adentrar o espaço aéreo da região.

Acompanhe tudo sobre:United AirlinesViagensIsraelConflito árabe-israelenseIrã

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos