Esta vista geral mostra o vulcão Sakurajima, com 1.117 metros (3.665 pés) de altura, localizado do outro lado da baía da cidade de Kagoshima. (Getty Images)
Colaboradora
Publicado em 16 de novembro de 2025 às 12h43.
Dezenas de voos foram suspensos no Japão na manhã deste domingo, 16, depois que o vulcão Sakurajima, na ilha de Kyushu, entrou em forte atividade, lançando uma coluna de cinzas e fumaça de 4,4 quilômetros de altura. O Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do país e registra erupções frequentes. Em 2019, lançou cinzas a 5,5 quilômetros de altura.
A pluma de fumaça e cinzas reduziu drasticamente a visibilidade e obrigando o Aeroporto de Kagoshima a cancelar cerca de 30 partidas e chegadas.
Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, o Sakurajima registrou uma série de erupções durante a madrugada. As nuvens de cinzas se deslocaram para o noroeste e devem alcançar a cidade de Kagoshima e áreas da província de Miyazaki.
A volcano on #Japan’s major western island of Kyushu erupted multiple times, sending a plume of smoke and ash as high as 4.4 kilometres into the air and causing dozens of flight cancellations.https://t.co/86YxqzBTw5
— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) November 16, 2025