Mundo

Voos atrasam conforme poluição do ar tem recorde em Xangai

Incidente é especialmente embaraçoso em um momento em que a China busca tornar Xangai um pólo mundial de negócios


	Casal usando máscaras em Xangai: poluição extraordinariamente nociva foi causada por diversos fatores, incluindo poluição industrial e emissões de automóveis em meio a um clima frio e sem vento
 (Aly Song/Reuters)

Casal usando máscaras em Xangai: poluição extraordinariamente nociva foi causada por diversos fatores, incluindo poluição industrial e emissões de automóveis em meio a um clima frio e sem vento (Aly Song/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 08h34.

Xangai - Centenas de voos sofreram atrasos ou foram cancelados nesta sexta-feira no polo comercial de Xangai quando níveis recordes de poluição do ar cobriram a cidade, levando as autoridades a emitir o nível mais alto de aviso sobre a saúde.

O incidente é especialmente embaraçoso em um momento em que a China busca tornar Xangai um pólo mundial de negócios do mesmo nível de Londres, Nova York e Hong Kong até 2020.

Na tarde desta sexta-feira, o governo de Xangai emitiu seu nível de aviso mais severo sobre a saúde conforme o índice de poluição da cidade ficou entre 23 vezes e 31 vezes maior que os níveis recomendados por autoridades internacionais da saúde.

Na primeira orientação do tipo desde que um novo sistema de alerta sobre a saúde foi lançado em abril, as autoridades encorajaram os moradores a permanecer em casa e pediram às fábricas que reduzissem ou interrompessem a produção.

O governo tem anunciado diversos planos para combater a poluição nos últimos anos mas obteve pouco progresso.

A maioria dos voos deixando o Aeroporto Internacional Pudong em Xangai sofreram atrasos, de acordo com o website do aeroporto. Pudong foi o terceiro mais movimentado aeroporto de carga do mundo em 2011, segundo dados do Airports Council International (ACI, na sigla em inglês).

A poluição extraordinariamente nociva foi causada por diversos fatores, incluindo poluição industrial e emissões de automóveis em meio a um clima frio e sem vento, disse Xu Bin, um professor associado na Universidade de Tongji em Xangai.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviaçãoChinaPoluiçãoSetor de transporte

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país