Mundo

Von der Leyen e outros líderes europeus acompanharão Zelenski em sua reunião com Trump

Merz, Macron, Starmer, Meloni, Stub e Rutte também confirmaram presença na reunião na Casa Branca nesta segunda-feira, 18

O presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa (à esq.), e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (à dir.), cumprimentam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em março de 2025 (Nicolas Tucat/AFP)

O presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa (à esq.), e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (à dir.), cumprimentam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em março de 2025 (Nicolas Tucat/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 17 de agosto de 2025 às 09h01.

Bruxelas, 17 ago (EFE).– A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e outros líderes europeus viajarão a Washington nesta segunda-feira junto com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, para se reunirem com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo confirmou neste domingo a responsável europeia.

“Esta tarde darei as boas-vindas a (Zelenski) em Bruxelas. Juntos participaremos da Coalizão dos Dispostos”, disse Von der Leyen por meio de uma mensagem nas redes sociais.

Ela acrescentou que “a pedido do presidente Zelenski, amanhã me unirei à reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca”.

O chanceler alemão, Friedrich Merz; o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o presidente finlandês, Alexander Stubb; assim como o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, também confirmaram sua presença na reunião na Casa Branca.

LEIA MAIS:

Antes da viagem, Von der Leyen e Zelenski participarão neste domingo, a partir de Bruxelas, da reunião por videoconferência com os líderes dos países aliados da Ucrânia, unidos na chamada Coalizão de Voluntários ou Coalizão dos Dispostos.

O presidente ucraniano anunciou após a cúpula bilateral no Alasca entre Trump e seu homólogo russo, Vladimir Putin, que viajará a Washington nesta segunda-feira por convite do americano para tratar com ele “todos os detalhes sobre como pôr fim à matança e à guerra”.

Conversa entre Trump e Putin

O objetivo da viagem é se informar em detalhes sobre o resultado das conversas da última sexta-feira entre Trump e Putin. O que se sabe até agora despertou ceticismo na Ucrânia e em várias capitais europeias.

Líderes europeus junto a Von der Leyen disseram no sábado em uma declaração conjunta que estão “dispostos a colaborar” na realização de uma cúpula trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA, mas advertiram que “a Rússia não pode vetar o caminho da Ucrânia rumo à UE e à OTAN” e que “caberá à Ucrânia tomar decisões sobre seu território”.

A declaração inclui as assinaturas dos líderes políticos da França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Finlândia e Polônia. EFE

Acompanhe tudo sobre:EuropaVolodymyr-ZelenskyUcrâniaDonald Trump

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza