Mundo

Voluntariado foi praticado por 37% da população em 2011

Pesquisa do IBOPE Inteligência e a rede de pesquisas WIN analisou o trabalho voluntário praticado em todo o mundo no ano passado


	Voluntários Reciclando Lixo: no Brasil, apenas 18% da população realizou ações sociais sem receber remuneraçã
 (Getty Images/Matt Cardy)

Voluntários Reciclando Lixo: no Brasil, apenas 18% da população realizou ações sociais sem receber remuneraçã (Getty Images/Matt Cardy)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2012 às 12h57.

São Paulo - Quatro em cada dez pessoas no mundo fizeram algum tipo de trabalho voluntário em 2011. O dado é de pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a rede WIN - Worldwide Independet Network of Market Research. Isso significa que 37% da população mundial dedica parte de seu tempo livre para ajudar outras pessoas.

A pesquisa ouviu 53.433 pessoas de 59 países. A nação campeã do voluntariado é a China (55% de sua população). Ela está seguida por Canadá (50%), Áustria e Holanda (49% cada).

E o levantamento revelou esforço de alguns países africanos pelo voluntariado. Na Nigéria e no Sudão, 47% da população entrevistada foi voluntária no ano passado. No Quênia, o índice também foi bom se comparado a outras nações: 44%.

No Brasil, o percentual de voluntários é menor. Aqui, 18% da população, com mais de 16 anos, praticou ou pratica trabalho para alguma entidade ou organização não governamental sem receber dinheiro por isso. A maioria dos voluntários são mulheres. E elas correspondem a 20% de todas as mulheres do Brasil. Já os homens voluntários no país representam 15% do gênero.

A maior parte dos voluntários também tem entre 40 e 49 anos (23%) e cursaram o ensino superior (33%). Além disso, 21% brasileiros que os praticaram trabalho voluntário no ano passado estão concentrados nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto 19% vivem no Sudeste. Aqui, a pesquisa entrevistou 2.002 pessoas.

Apesar de 2011 ter sido decretado o Ano Europeu das Atividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Ativa, alguns países daquele continente não tiveram bom desempenho, como Bósnia e Herzegovina (11%) e Espanha (apenas 7% da população). Também tiveram resultado razoável a Geórgia (10%) e o Vietnã (9%).

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarFelicidade

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia