A primeira-ministra da França, Valerie Trierweiler, provocou uma crise após um tuíte (Eric Feferberg/AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2012 às 19h01.
1. Primeira-dama da França provoca crise política para Hollande
Um tuíte foi a faísca responsável por acender críticas e provocar piadas - da esquerda e da direita - no governo francês. Valérie Trierweiler publicou na rede de microblogs um comentário apoiando o adversário de Ségolène Royal, ex-mulher do presidente francês.
2. Garoto americano de oito anos vence campeonato mundial de xadrez
Aos quatro anos de idade, Awonder Liang começou a jogar xadrez contra seus dois irmãos mais velhos (que são jogadores profissionais). Quatro anos depois, e já classificado no nível expert, o menino alcançou mais uma conquista: venceu o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil.
3. Gregos sacam dinheiro e estocam comida antes de eleição
O medo do resultado da eleição deste domingo está forçando gregos a sacarem dinheiro dos bancos e fazerem estoques de alimentos em suas casas. Muitos temem que a Grécia seja forçada a sair da zona do euro.
4. Rússia acusa EUA de abastecer rebeldes sírios com armas
Pela primeira vez, um alto funcionário russo acusou abertamente os Estados Unidos de vender armas a grupos rebeldes na Síria. Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, fez o anúncio publicamente.
5. Polícia francesa recupera relógio de Rafael Nadal avaliado em €300 mil
Furtado em um hotel de luxo em Paris, o tenista espanhol conseguiu recuperar seu acessório poucas horas depois de perceber sua ausência. O relógio estava escondido em uma mata e foi encontrado pela polícia.
6. Telescópio dos EUA em órbita estudará buracos negros
O novo telescópio orbital da NASA, chamado de NuStar, foi colocado em órbita. Ele será responsável por inspecionar o universo usando seus "olhos" de raios X.
7. França limita salários de executivos de empresas públicas
450 mil euros por ano. Esse será o teto dos executivos das empresas públicas francesas a partir de 2012 ou 2013, dependendo da companhia. A medida provocou rapidamente reações negativas da oposição.
8. Alemães descobrem DNA de espécie mais próxima aos humanos do que chimpanzés
O genoma do bonono - espécie de símio - foi decodificado por cientistas da Alemanha. A surpresa: ele é mais parecido com o dos humanos do que o do chimpanzés. Com os dados, os pesquisadores esperam lançar uma luz sobre a linhagem de nossa espécie.