São Paulo – Nos Estados Unidos, o One World Trade Center, o edifício comercial de 104 andares que foi construído no local onde antes se encontravam as torres gêmeas, está oficialmente aberto para negócios. Ainda no país, as eleições legislativas trouxeram péssimas notícias ao presidente Barack Obama. Já do outro lado do oceano, na Alemanha, a população está em festa por conta da celebração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, que será comemorado no dia 9 de novembro. Confira nas imagens desta galeria estes e outros fatos que marcaram a última semana mundo afora.
Na atual capital alemã, a população da cidade se prepara para celebrar os 25 anos da queda do Muro de Berlim no dia 9 de novembro. Para marcar a data, uma instalação com 8 mil balões iluminados foi instalada em trechos nos quais o muro um dia existiu.
Em território mexicano, foi comemorado o Dia de Los Muertos, uma espécie de Dia de Finados no país. Nesta imagem, mulheres encarnam La Catrina, uma das figuras mais famosas da celebração. Segundo a Reuters, o grupo, que somou mais de 500 mulheres, tentava se tornar a maior aglomeração já vista de pessoas fantasiadas como esta personagem.
O sol começa a aparecer na capital dos EUA no dia em que os americanos foram às urnas para as eleições legislativas de meio de mandato presidencial. O pleito deu aos republicanos a maioria do Senado americano, um resultado que complica, e muito, os próximos dois anos de governo de Barack Obama.
A imagem, registrada na fronteira da Turquia com a Síria, mostra a lua cheia reinando sobre a pequena cidade de Kobani, que há semanas vive uma dura batalha contra os extremistas do Estado Islâmico. Nesta semana, as forças curdas em Kobani ganharam os reforços de curdos do Iraque, que chegaram ao local com armas, munições, suprimentos e mais combatentes. Por enquanto, contudo, ainda não conseguiram expulsar os jihadistas da cidade.
Uma manifestação que juntou mais de 100 mil trabalhadores aconteceu nesta semana em Bruxelas. Os protestos, que se tornaram violentos, eram contra os planos de austeridade desenvolvidos pelo governo e que envolvem o aumento da idade de aposentadoria de 65 para 67 anos a partir de 2030 e o adiamento dos aumentos salariais. Ao todo, 60 pessoas ficaram feridas. De acordo com a agência AFP, uma greve geral está marcada para acontecer no dia 15 de dezembro em todo o país.
Uma lontra bebê de apenas 5 semanas desembarcou no aquário público da cidade de Chicago. O filhote, que é órfão, foi encontrado em uma praia da Califórnia e levado ao aquário de Monterey para se recuperar. A espécie é considerada em extinção pelos Estados Unidos desde 1977.
No próximo dia 11 de novembro, acontece na Suíça um dos leilões mais esperados do mundo, quando estará disponível para compra o relógio "Patek Philippe The Henry Graves Supercomplication". Segundo o site The New York Observer, o relógio foi encomendado em 1925 e finalizado em 1933. A peça havia sido vendida em 1999 num leilão e adquirido 11 milhões de dólares, um valor recorde. Agora, a expectativa é que seja vendido por mais de 15 milhões.
Turistas de férias nas Ilhas Canárias observam homens que, segundo a Reuters, são imigrantes. Na ocasião, um grupo de 21 homens chegou à costa do arquipélago espanhol num pequeno barco pesqueiro. A pressão migratória na Espanha parece ter aumentado nos últimos meses. De acordo com a agência EFE, um grupo de 700 imigrantes tentou invadir a cidade espanhola de Melilha, que fica no norte da África, na fronteira com o Marrocos. Apenas 30 conseguiram efetivamente entrar no país.
Homens avaliam os destroços da nave SpaceShipTwo, produzida pela Virgin, que caiu na semana passada. Na ocasião, que marcou o segundo acidente da história da indústria espacial privada, um piloto morreu e outro ficou gravemente ferido. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Meninos observam os formandos do exército popular que marcham pelo campo de Jabaliya. O grupo foi recentemente formado pelo Hamas como forma de recrutar jovens para um possível confronto com Israel. Nesta semana, a Anistia Internacional divulgou um documento no qual acusa Israel de ter cometido crimes de guerra durante a última campanha na Faixa de Gaza. Na ocasião, mais de 2 mil palestinos morreram, entre adultos e crianças.
12. Agora veja quem são as pessoas mais poderosas do mundo em 2014zoom_out_map