Mundo

Vítimas irão processar espólio de Savile por abuso

Pessoas que foram abusadas sexualmente em sua juventude por uma das mais celebradas estrelas da BBC vão processar a emissora pública e o espólio de Jimmy Savile


	 

	Acusações de abuso contra o recentemente falecido Savile têm manchado a reputação da BBC e colocado os empregos do atual chefe e do anterior em dúvida
 (Paul Hackett/Reuters)

  Acusações de abuso contra o recentemente falecido Savile têm manchado a reputação da BBC e colocado os empregos do atual chefe e do anterior em dúvida (Paul Hackett/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 14h11.

Londres - As pessoas que foram abusadas sexualmente em sua juventude por uma das mais celebradas estrelas da BBC vão processar a emissora pública e o espólio de Jimmy Savile, disse nesta quinta-feira um advogado que representa algumas das vítimas.

As acusações de abuso contra o recentemente falecido Savile, descrito pela polícia como um dos criminosos sexuais mais prolíficos da Grã-Bretanha, têm manchado a reputação da BBC e colocado os empregos do atual chefe e do anterior em dúvida.

Centenas de vítimas apareceram no escândalo que lança Savile, um DJ que virou estrela de televisão festejado pela realeza e por políticos, como um pedófilo que abusou de crianças na propriedade da BBC.

"Certamente um vai processar a BBC e todos vão processar o espólio", disse Alan Collins, advogado que representa 12 vítimas, à Reuters por telefone.

"Se Savile fez coisas em sua capacidade como um empregado da BBC, então o empregador, a BBC, é potencialmente responsável", afirmou Collins, apesar de dizer que o objetivo principal da maioria das vítimas é obter o reconhecimento do abuso.

Savile morreu no ano passado, aos 84 anos de idade.

A ação legal contra a BBC pode prejudicar ainda mais a posição do diretor geral George Entwistle, que foi satirizado pela mídia local como "confuso, trapalhão e sem noção", por sua pobre atuação na pior crise da história de 90 anos da corporação.

Perguntas também foram levantadas sobre o predecessor de Entwistle, Mark Thompson, que deve assumir o New York Times Co.

O primeiro-ministro David Cameron afirmou que as alegações de abuso sexual deixam a BBC e outras instituições com questões sérias a serem respondidas.

Advogados que representam vítimas do sexo feminino e masculino, algumas das quais com menos de 8 anos de idade quando os abusos ocorreram, disseram que seus clientes indicaram a existência de uma rede de pedofilia organizada envolvendo outras celebridades na BBC durante o auge da fama de Savile nas décadas de 1970 e 1980.

Um porta-voz da BBC se recusou a tecer um comentário imediato.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualBBCCelebridadesCrimeEmpresas

Mais de Mundo

EUA não elevará tarifas a países que não as retaliarem, diz secretário do Tesouro

União Europeia aprova tarifas de retaliação contra os EUA em resposta às medidas de Trump

Irmã de Kim Jong Un diz que desnuclearização da Coreia do Norte não passa de um 'sonho'

Maduro assina decreto de emergência econômica de 60 dias em resposta a tarifas dos EUA