Vanessa Mae: manipulação resultou no "cálculo de pontos da FIE que não refletiam a verdadeira performance dos competidores (Kai Pfaffenbach/Reuters)
Da Redação
Publicado em 11 de novembro de 2014 às 13h34.
Última atualização em 8 de fevereiro de 2018 às 18h52.
Berna - A famosa violinista Vanessa Mae foi banida pela Federação Internacional de Esqui (FIE) por quatro anos por causa da manipulação de provas de esqui que lhe permitiram se classificar para a Olimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia.
Um painel da FIE também baniu cinco membros por períodos entre um e dois anos por causa de quatro provas de slalom gigante disputadas em Krvavec, na Eslovênia, em janeiro, que foram organizadas a pedido do empresário de Mae.
O painel chegou à conclusão de que "os resultados de quatro provas femininas de slalom gigante realizadas em 18 e 19 de janeiro em Kravavec foram manipuladas", disse a FIE em comunicado.
A manipulação resultou no "cálculo de pontos da FIE que não refletiam a verdadeira performance dos competidores que participaram nesses eventos e, em particular, nos pontos dados a Vanessa Vanakorn (Mae)."
Mae, que é cidadã britânica, competiu pela Tailândia nos Jogos realizados na Rússia em fevereiro usando o sobrenome Vanakorn. Ela ficou em último ligar entre as 67 finalistas no slalom gigante.