Mundo

Vietnã nega vistos a delegação do Vaticano

A delegação deveria ir ao país para completar o processo de beatificação de um cardeal

O Vietnã e o Vaticano não têm oficialmente relações diplomáticas
 (Filippo Monteforte/AFP)

O Vietnã e o Vaticano não têm oficialmente relações diplomáticas (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 11h22.

Hanói - Uma delegação do Vaticano que deveria ir ao Vietnã para completar o processo de beatificação de um cardeal não obteve o visto, informou nesta segunda-feira a arquidioceseo de Hanói.

A delegação deveria interrogar nesta semana testemunhas da Igreja em quatro dioceses onde viveu o cardeal François-Xavier Van Thuan, sobrinho do controverso ex-presidente sul-vietnamita e aliado dos Estados Unidos Ngô Dinh Diêm, no âmbito da investigação aberta em 2010 para sua beatificação.

"Mas a delegação não pôde ir porque o Estado vietnamita retirou seu visto", indicou uma fonte da arquidiocese de Hanói que pediu anonimato.

Uma semana antes da tomada de Saigon ao final da guerra do Vietnã, a Santa Sé nomeou Thuan como arcebispo coadjutor da metrópole, decisão que incomodou as novas autoridades.

Depois da reunificação do país, as novas autoridades de Hanói, que romperam relações diplomáticas com o Vaticano, prenderam o arcebispo.

Libertado após 13 anos, exilou-se em Roma em 1991. Depois foi vice-presidente do Conselho pontifical "Justiça e Paz" e foi nomeado cardeal por João Paulo II um ano antes de sua morte, em 2002.

O Vietnã e o Vaticano não têm oficialmente relações diplomáticas, mas nos últimos anos retomaram um diálogo importante, embora a questão dos terrenos que a Igreja reivindicava, confiscados depois da partida do colonizador francês, em 1954, continue sendo um contencioso importante entre os dois Estados.

A Igreja Católica vietnamita é a mais importante do sudeste asiático depois da filipina - mas minoritária, com seis milhões de fiéis entre 86 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaVietnãDiplomaciaIgreja Católica

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA