Mundo

Vietnã evacua 650 mil pessoas por causa da tempestade Tembin

A tempestade já deixou 200 mortos e desaparecidos em sua passagem pelas Filipinas

Vietnamitas aguardam em um centro de evacuação antes da passagem da tempestade Tempin em Ho Chi Minh, Vietnã (VNA/Manh Linh via REUTERS/Reuters)

Vietnamitas aguardam em um centro de evacuação antes da passagem da tempestade Tempin em Ho Chi Minh, Vietnã (VNA/Manh Linh via REUTERS/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 09h52.

Ho Chi Minh (Vietnã) - As autoridades do Vietnã evacuaram cerca de 650 mil pessoas prevendo a chegada nesta segunda-feira da tempestade Tembin, que deixou 200 mortos e desaparecidos nas Filipinas e que se transformou em tufão no seu avanço pelo mar da China Meridional.

O serviço meteorológico vietnamita prevê que a Tembin, que esta manhã estava a mais de 300 quilômetros da ilha Con Dao, com ventos constantes de 135 km/h, chegue esta noite pelo sul do país.

A imprensa compara este tufão com o Linda, que em 1997 causou um dos desastres mais graves do Vietnã nos últimos cem anos com mais de 4.000 mortos.

O primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, ordenou às autoridades locais que mobilizem soldados, agentes e voluntários para evacuar os moradores nas regiões onde se preveem inundações e deslizamentos de terra.

A evacuação forçada também inclui todas aquelas pessoas que vivam em casebres e barcos no delta do rio Mekong, por onde a Tembin entrará.

O delta do Mekong é uma região do sul do Vietnã que compreende 12 províncias e uma população de cerca de 17 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:Vietnã

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'