Mundo

Vietnã e EUA assinam primeiro acordo oficial militar desde a guerra

Os dois países assinaram um memorando de intenções para regular a colaboração de ambos os Exércitos em pesquisa médica e de saúde

Vietnã: as relações diplomáticas entre os dois Estados estiveram cortadas do final da disputa até 1995, quando reataram os laços
 (Wikimedia Commons)

Vietnã: as relações diplomáticas entre os dois Estados estiveram cortadas do final da disputa até 1995, quando reataram os laços (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 06h24.

Hanói - Os Governos de Estados Unidos e Vietnã estabeleceram seu primeiro acordo oficial militar desde a disputa entre os dois países durante mais de uma década e que chegou ao fim em 1973 com o Tratado de Paris, informou nesta quarta-feira a imprensa da nação asiática.

As duas partes assinaram um memorando de intenções em Hanói na última segunda-feira para regular a colaboração de ambos os Exércitos em pesquisa médica e saúde, de acordo com o diário "Thanh Nien".

"A medicina e a pesquisa médica são uma linguagem universal que todos os países e culturas entendem. As doenças afetam todos da mesma forma", explicou o vice-almirante americano Adam M. Robinson durante o ato.

As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Vietnã estiveram cortadas do final da disputa até 1995, quando reataram os laços.

Um ano antes, a administração de Bill Clinton cancelou o embargo econômico que mantinha sobre a nação asiática, o que abriu as portas para a colaboração mútua para solucionar o caso dos dois mil militares americanos desaparecidos durante a guerra.

Além de missões militares para recuperar os desaparecidos em combate, o primeiro fruto do processo de aproximação foi um acordo comercial.

O vice-almirante Robinson e o tenente-general vietnamita Chu Tien Cuong começaram a negociar em 2009 o pacto selado nesta semana.

Dentro deste processo de aproximação, os Exércitos dos Estados Unidos e do Vietnã realizaram exercícios conjuntos de navegação em agosto de 2010 e julho de 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricosVietnã

Mais de Mundo

Furacão Helene: mortes passam de 60 e milhões de pessoas fica sem energia elétrica nos EUA

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”