Cerca de 246.336 pessoas abandonaram a Líbia rumo a Tunísia, Egito, Níger e Argélia depois da repressão de Kadafi (Giorgio Cosulich/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2011 às 19h06.
Hanói - O Vietnã concluiu nesta quinta-feira a evacuação de seus 10 mil trabalhadores na Líbia com a chegada ao aeroporto internacional de Hanói dos últimos 209 vietnamitas que abandonaram o país africado devido à crise política atual.
Aterrissou na manhã desta quinta na capital vietnamita o último dos 10 voos especiais fretados pela companhia aérea Vietnam Airlines, que operou as viagens desde Tunísia e Egito, abrindo a maior ponte aérea de sua história.
"Todos os nossos trabalhadores estão fora da Líbia: 8.728 já estão em suas casas, 1 mil a caminho por rotas marítimas e cerca de 350 decidiram voltar por seus próprios meios", declarou o ministro do Trabalho, Nguyen Thi Kim Ngan.
"O Vietnã foi o primeiro país da região a evacuar todos seus trabalhadores da Líbia", acrescentou o político.
A Organização Internacional de Migrações (OIM) prevê que quase 250 mil pessoas fugiram da Líbia para países vizinhos por causa da crise.
Segundo comunicou nesta quinta-feira a organização, com sede em Genebra, 246.336 pessoas abandonaram a Líbia rumo a Tunísia, Egito, Níger e Argélia.