Mundo

Vietnã adota medidas para desestimular uso de dólares

São Paulo - O Banco do Estado do Vietnã, o Banco Central do país, informou que vai limitar a taxa de juros que incide sobre depósitos denominados em dólar em 3% para clientes individuais e 1% para corporações, a partir de quarta-feira. Os bancos remuneram, atualmente, os depósitos em dólar em cerca de 5%, segundo […]

Dólar: Vietnão desestimula uso da moeda (Getty Images)

Dólar: Vietnão desestimula uso da moeda (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2011 às 12h55.

São Paulo - O Banco do Estado do Vietnã, o Banco Central do país, informou que vai limitar a taxa de juros que incide sobre depósitos denominados em dólar em 3% para clientes individuais e 1% para corporações, a partir de quarta-feira. Os bancos remuneram, atualmente, os depósitos em dólar em cerca de 5%, segundo cotações do jornal Thoi Bao Ngan Hang, que é publicado pelo Banco Central.

A autoridade monetária também vai elevar o compulsório bancário para recursos depositados em dólares por menos de 12 meses de 4% para 6% e aumentar, de 2% para 4%, o recolhimento compulsório em dólares no prazo superior a 12 meses. As novas alíquotas entram em vigor em maio.

O Banco Central informou que a medida que limita o rendimento oferecido nos depósitos em dólares está em linha com os esforços do governo para desestimular que a população e as empresas mantenham a moeda norte-americana e seria um estímulo para que eles vendessem a moeda para os bancos. "O aumento do compulsório bancário para os bancos também vai tornar mais caro tomar empréstimo na divisa norte-americana e desestimular o uso dessa divisa na transações domésticas", comentou uma fonte que pediu para não ser identificada. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioDólarMoedasVietnã

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk