Mundo

Vídeo vazado de Trump faz Hillary subir nas pesquisas

A pesquisa chega dias após o vazamento de um vídeo de 2005 em que Trump utiliza uma linguagem vulgar para se referir a mulheres


	Trump e Hillary: após o vazamento do vídeo, vários membros do Partido Republicano pediram a desistência de Trump na corrida eleitoral
 (Mike Segar / Reuters)

Trump e Hillary: após o vazamento do vídeo, vários membros do Partido Republicano pediram a desistência de Trump na corrida eleitoral (Mike Segar / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2016 às 17h10.

Washington - A candidata do Partido Democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, aumentou a vantagem sobre o candidato republicano, Donald Trump, em uma nova pesquisa encomendada pelo Wall Street Journal e pela NBC News.

A pesquisa chega dias após o vazamento de um vídeo de 2005 em que Trump utiliza uma linguagem vulgar para se referir a mulheres.

Na nova pesquisa, a vantagem de Clinton subiu para 11 pontos percentuais, contra 6 pontos no mês de setembro. Agora, a candidata democrata possui 46% da preferência do eleitorado contra 35% do adversário.

A pesquisa inclui ainda as intenções de voto para candidatos independentes.

No fim de semana, após o vazamento do vídeo, vários membros do Partido Republicano pediram a desistência de Trump na corrida eleitoral, dando oportunidade para outro candidato assumir a chapa.

Segundo a pesquisa, entre o eleitorado republicano, 38% dos entrevistados acredita que o empresário não é qualificado para assumir o cargo e que deveria se retirar.

Entretanto, 42% do eleitorado de Trump discorda e julga que o vídeo não deveria ser um problema, já que os comentários foram feitos há mais de 10 anos e o candidato já se desculpou.

Entre o total de republicanos votantes, 72% afirmam que irão votar em Trump na eleição de 8 de novembro. O número é inferior ao apoio que Hillary Clinton tem entre os democratas, de 85%.

Entre as mulheres, o apoio a Clinton é 21 pontos porcentuais maior que a Trump, enquanto entre os homens o candidato republicano tem vantagem de um ponto porcentual.

A pesquisa foi realizada com 500 votantes registrados entre os dias 8 e 9 de outubro, portanto, antes do segundo debate televisivo entre os candidatos, ocorrido na noite de domingo.

Por conta disso, eleitores republicanos acreditam que o apoio a Donald Trump deverá se estabilizar novamente na próxima pesquisa, entre os que acreditam que ele se saiu melhor no debate. A margem de erro é de 4,38 pontos porcentuais. 

Assista ao vídeo divulgado, na última sexta-feira, 8, pelo jornal norte-americano Washington Post:

//www.washingtonpost.com/video/c/embed/3bf16d1e-8caf-11e6-8cdc-4fbb1973b506

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'