Mundo

Vídeo mostra o momento exato em que terremoto atinge o Nepal

Registrado por uma câmera localizada em uma avenida em Katmandu, vídeo começa com cenas de um dia qualquer até que começa o violento tremor

Terremoto no Nepal: vídeo mostra o momento exato em que os tremores atingiram a capital do país (Reprodução/YouTube)

Terremoto no Nepal: vídeo mostra o momento exato em que os tremores atingiram a capital do país (Reprodução/YouTube)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 30 de abril de 2015 às 10h46.

São Paulo – Um novo vídeo registrado por uma câmera localizada em uma avenida de Katmandu, capital do Nepal, mostrou o momento exato em que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país.

A gravação começa exibindo um dia como outro qualquer: carros indo e vindo, um guarda de trânsito auxiliando na sinalização, pessoas caminhando e entrando em estabelecimentos comerciais e outras passando de bicicleta.

De repente, aos 43 segundos, começam os tremores. A partir daí, o ritmo antes despreocupado das pessoas que transitavam no local se torna tenso e uma grande confusão toma conta da avenida.

Muitas tentam correr, porém não sabem para onde, enquanto outras se abraçam na tentativa de se equilibrar. A entrada do que parece ser um templo simplesmente cai em seguida, esmagando tudo aquilo que estava na sua frente.

Uma nuvem de poeira sobe e, quando ela finalmente começa a se dissipar, ainda é possível ver pessoas correndo para todos os lados. No centro da imagem, alguém está caído no chão, mas é logo amparado por um grupo que faz sinais de pedido de socorro.

Tragédia

O terremoto aconteceu no último sábado e, até o momento, foram registradas pouco mais de cinco mil mortes. A expectativa, contudo, é que o número de fatalidades ultrapasse a marca de 10 mil.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse precisar de 415 milhões de dólares para conseguir suprir as necessidades das oito milhões de pessoas afetadas pelo episódio. Cálculos iniciais da consultoria IHS revelaram que, para a reconstrução total do país no longo prazo, serão necessários cinco bilhões de dólares.

Veja abaixo o vídeo que mostra o momento em que o terremoto atingiu o Nepal. As imagens são fortes.

https://youtube.com/watch?v=1kmMOHPrTsg%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleNepalTerremotosYouTube

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais