Policiais matam sem-teto a tiros em Los Angeles: suspeito de roubo, homem conhecido como "Brother Africa" (Irmão África) tinha histórico de doenças mentais e vivia na região (Reprodução/Exame.com)
Gabriela Ruic
Publicado em 2 de março de 2015 às 11h14.
São Paulo – O final da tarde deste domingo em um bairro pobre da cidade de Los Angeles foi marcado por um trágico episódio: um sem-teto suspeito de roubo foi morto a tiros por policiais. O episódio foi capturado em vídeo por uma testemunha que caminhava pelo local.
Segundo a CNN, o homem era conhecido como Brother Africa (Irmão África) e tinha histórico de doenças mentais. Não sei o que encontraram neste indivíduo, disse o comandante da polícia de Los Angeles (LAPD) Andrew Smith durante uma coletiva de imprensa, obviamente ele não estava armado.
O vídeo foi capturado por Anthony Blackburn e classificado por Smith como perturbador. Em entrevista à CNN, Blackburn contou ter começado a filmar quando viu os policiais cercando a vítima. Quis registrar apenas para me certificar de que tudo ficaria bem, mas acabamos testemunhando uma tragédia, lamentou.
Cenas fortes
As imagens mostram o homem tentando dar socos em policiais. Ele é imobilizado no chão, mas continua a resistir. Uma mulher é vista pegando um cassetete e é derrubada no chão. Solte a arma! Solte a arma!, gritou então um dos policiais.
Logo em seguida, é ouvido o barulho do que parece ser uma pistola taser, cujos disparos produzem pulsos elétricos e causam contrações musculares. Segundos depois, são ouvidos tiros de arma de fogo e, por fim, o homem é visto imóvel.
No momento em que os policiais se afastam do corpo e a multidão percebe que a vítima estava morta, uma testemunha diz vocês usaram taser! Por que atiraram contra ele? ao passo que outra pessoa grita vocês o mataram aquele homem! Como atiraram dessa maneira? Ninguém aqui estava armado.
Confira abaixo uma versão editada do vídeo. Alerta: contém cenas chocantes.