Mundo

Vídeo mostra momento em que capitão do Sewol abandona navio

O capitão do Sewol foi detido por abandonar supostamente a embarcação sem levar em conta a segurança de seus passageiros


	Sewol afunda na Coreia do Sul: maioria dos mortos ou desaparecidos são jovens estudantes de 16 e 17 anos de um instituto de bacharelado de Ansan, na periferia de Seoul
 (KIM HONG-JI/Reuters)

Sewol afunda na Coreia do Sul: maioria dos mortos ou desaparecidos são jovens estudantes de 16 e 17 anos de um instituto de bacharelado de Ansan, na periferia de Seoul (KIM HONG-JI/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 20h30.

Seul - A Guarda Costeira da Coreia do Sul divulgou nesta segunda-feira um novo vídeo sobre o acidente da embarcação Sewol, que tombou na quarta-feira passada deixando mais de 180 mortos, no qual é possível ver o resgate do capitão, que foi um dos primeiros evacuados após o acidente.

O vídeo, que foi filmado por um guarda em seu telefone celular, mostra como os serviços de resgate evacuam Lee Joon-seok, de 69 anos, do barco tombado a mais de 45 graus, como o momento em que foi evacuada a maioria das 174 pessoas.

O capitão do Sewol foi detido por abandonar supostamente a embarcação sem levar em conta a segurança de seus passageiros, enquanto outras 14 pessoas - entre elas vários membros da tripulação - também foram detidas.

Além disso, as autoridades revistaram hoje a sede da Guarda Costeira sul-coreana na cidade de Mokpo, ao sudoeste do país perto do lugar do fato, para determinar se a entidade atuou como deve após receber a primeira ligação de emergência de um jovem que estava a bordo da embarcação.

Enquanto isso, hoje os trabalhos de resgate do Sewol sofreram uma paralisação pela forte chuva, as ondas e as correntes marinhas na zona, que impediram os mergulhadores de realizar seu trabalho.

Depois que na semana passada foram recuperados a maioria de corpos, o número de mortos confirmados se situa em 189, enquanto 113 pessoas continuam desaparecidas.

A maioria dos mortos ou desaparecidos são jovens estudantes de 16 e 17 anos de um instituto de bacharelado de Ansan, na periferia de Seul.

//www.youtube.com/embed/kpQMs7Xt2IA

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-barcoacidentes-no-marÁsiaCoreia do SulMortes

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia