Mundo

Vice-presidente dos EUA manifesta apoio a líder opositor da Venezuela

O vice-presidente americano, Mike Pence, prometeu apoio contínuo ao presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guidó

Líder da oposição da Venezuela no Parlamento, Juan Guaido, se declarou presidente interino  (Manaure Quintero/Reuters)

Líder da oposição da Venezuela no Parlamento, Juan Guaido, se declarou presidente interino (Manaure Quintero/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 09h50.

Última atualização em 16 de janeiro de 2019 às 10h29.

Washinton - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse ter falado por telefone com o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaido, para mostrar-lhe apoio, em mais um sinal de insatisfação dos EUA com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A intenção de Pence com o telefonema a Guaido, que comanda a Assembleia Nacional liderada pela oposição, é de expressar o apoio dos EUA para a assembleia como "único órgão legítimo e democrático no país", disse uma autoridade da Casa Branca.

Mais cedo nesta terça, o Congresso da Venezuela declarou formalmente que Maduro é um "usurpador" depois de sua contestada eleição no ano passado, e a CNN relatou que o presidente norte-americano, Donald Trump, está considerando reconhecer Guaido como presidente legítimo da Venezuela.

O governo Trump também considera impor uma nova rodada de sanções econômicas contra a Venezuela para pressionar Maduro, que tomou posse em um segundo mandato em 10 de janeiro. Ele enfrentou pesadas críticas de que sua liderança é ilegítima após uma eleição em 2018 vista amplamente como fraudulenta.

Na semana passada, Guaido disse estar disposto a substituir Maduro se tiver o apoio das Forças Armadas. Várias autoridades governamentais disseram que ele deveria ser preso por traição e, no domingo, foi brevemente detido por agentes de inteligência.

Em seu telefonema a Guaido, Pence elogiou "sua corajosa liderança após sua detenção e intimidação" no fim de semana, disse a autoridade da Casa Branca.

"O vice-presidente enfatizou firmemente que o objetivo de longa data dos Estados Unidos e de todos os países que amam a liberdade é de restaurar a democracia à Venezuela por meio de eleições livres e justas e encerrar as crises humanitária e econômica sem precedente no outrora rico berço de Bolívar", disse a autoridade.

"O vice-presidente Pence encorajou o senhor Guaido a construir a unidade entre os grupos políticos e prometeu apoio contínuo dos Estados Unidos até o restabelecimento da democracia", disse a autoridade.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)VenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30