Mundo

Vice-presidente dos EUA critica Romney por ter 'mentalidade da Guerra Fria'

Romney, ex-governador de Massachusetts, lidera a corrida pela candidatura republicana à Casa Branca

Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos (Mark Wilson/Getty Images)

Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2012 às 15h37.

Washington, 1 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou neste domingo o pré-candidato republicano, Mitt Romney, por estar 'defasado' com a realidade da classe média americano e manter uma 'mentalidade da Guerra Fria' sobre política externa.

'Não me recordo de um candidato presidencial no passado recente que pareça não entender, pelo que diz, o que as pessoas de classe média pensam e com o que estão preocupadas', disse Biden em entrevista ao programa 'Face the Nation' do canal 'CBS'.

O vice-presidente insistiu que as eleições de novembro 'são sobre a classe média. E nada do que Romney está oferecendo soluciona estes problemas. Seria voltar às velhas políticas'.

Romney, ex-governador de Massachusetts, lidera a corrida pela candidatura republicana à Casa Branca e teve que enfrentar acusações similares por vir de uma família rica e reconhecer uma receita de US$ 21 milhões anuais.

Além disso, Biden ironizou os conhecimentos em política externa de Romney, que recentemente qualificou a Rússia como o inimigo político número 1 dos EUA.

'A resposta de Romney foi incrivelmente reveladora', afirmou o vice-presidente.

'Age como se estivéssemos em plena Guerra Fria. Não sei onde esteve, mas isto não é 1956. Demonstra o pouco que o governador Romney sabe de política internacional', ressaltou Biden.

O partido republicano realizará na próxima terça-feira um novo capítulo de suas primárias em Wisconsin, Maryland e no distrito de Columbia para escolher o adversário do presidente Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro.

Por enquanto, Romney tem larga vantagem sobre os demais candidatos, o ex-senador pela Pensilvânia, Rick Santorum, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, e o congressista do Texas Ron Paul. EFE

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin