Hugo Chávez: apesar de a recuperação do presidente venezuelano estar evoluindo favoravelmente, ele ainda conta com certo grau de insuficiência respiratória (REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 22h31.
Caracas - O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que o chefe de Estado de seu país, Hugo Chávez, que se recupera em Cuba de uma intervenção cirúrgica à qual se submeteu em dezembro passado, entrou em "uma nova fase de tratamento" e que a etapa pós-operatória "se encerrou".
"Passamos momentos complexos, felizmente o ciclo do pós-operatório se encerrou e o presidente entrou em uma nova fase de tratamento para sua doença, recuperando-se paulatinamente, ganhando força", declarou Maduro durante um ato de Governo em Caracas transmitido pelo canal estatal "VTV".
O vice-presidente comentou que naquele momento o governante se encontrava reunido em Havana com o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Diosdado Cabello, e com o ministro da Defesa venezuelano, Diego Molero, que lhe levou "saudações" da Força Armada Nacional Bolivariana.
"Dentro de poucas horas vamos ter notícias porque eles lhe levaram um conjunto de temas para consulta", apontou Maduro, acrescentando que os funcionários do Governo prestam contas "permanentemente" ao presidente e lhe perguntam o que fazer e como fazer.
"O que nunca falta ao presidente é ânimo, a vontade mais vital de estar entre nós, uma vontade de vida gigantesca, seu sorriso, o brilho de seu rosto, o brilho de seus olhos, sua mensagem orientadora", comentou.
O ministro de Comunicação venezuelano, Ernesto Villegas, já havia afirmado no sábado passado que a evolução geral do governante é favorável após a "complexa" operação do último dia 11 de dezembro e que a infecção respiratória foi superada.
No entanto, Villegas esclareceu que "persiste certo grau de insuficiência respiratória que está sendo devidamente tratada".
Chávez, de 58 anos, foi operado em Cuba pela quarta vez nos últimos 19 meses de um câncer do qual se sabe apenas que está na zona pélvica, mas não sua natureza.